Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

RESENHA WW2: 49 - NUREMBERG






NUREMBERG - 2000

SINOPSE:

O primeiro julgamento dos nazistas. Os altos escalões de Hitler são capturados e acusados por crimes de guerra. A pena máxima é morte por enforcamento, mas alguns solicitam direito a pelotão de fuzilamento.

-x-

Muito bom como reconstituição, é impressionante o teor da maldade demonstrado nas acusações e o contraste com o ponto de vista dos acusados.

Para quem não tem ideia do grande mal nazista que assolava o mundo, essa minissérie é imperdível como documento histórico.

Excelente atuação de Brian Cox como o vilão Goering.

Nota 9


Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

quarta-feira, 24 de julho de 2013

RESENHA WW2: 48 - JULGAMENTO EM NUREMBERG


O JULGAMENTO EM NUREMBERG

SINOPSE:
Nessa versão, vemos o julgamento dos juízes nazistas, que praticamente tornaram “legal” perseguir, mutilar ou assassinar judeus.


-x-


Muito boa reconstituição, excelente roteiro e magistrais interpretações de um dos mais famosos julgamentos dos criminosos nazistas, sendo que esse foi para os juízes que autorizaram a esterilizarão, entre outras atrocidades, de um sem número de judeus.


Burt Lancaster nunca esteve tão bem, mas é Maximilian Schell que rouba a cena, com seu papel de advogado dos nazistas. Spencer Tracy também dá uma aula de interpretação.


Interessante artifício usado pelo diretor Stanley Krammer, de a princípio, mostrar o sistema de tradução simultânea entre testemunhas, júri, advogados, etc... em toda sua complexidade, e aos poucos, ir abandonando em prol de um melhor espetáculo cinematográfico, facilitando enormemente as filmagens e não enchendo o saco dos espectadores com tantos detalhes.


Eu vi esse filme ainda criança, e me lembro que fiquei bastante entusiasmado com o julgamento. Aliás, ADORO filmes de julgamento! Deve ser porquê eu gosto muito de debates francos, onde o que importa é colocar a verdade á tona.


Mas o estranho, é que na minha lembrança, o papel do advogado era o James Mason, mas qual a minha surpresa ao ver que era o Maximilian Schell! 


Nota 10


Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 47 - THE PACIFIC 10 – HOME


THE PACIFIC 10 – Home

SINOPSE:
Com a rendição do Japão, os homens começam a voltar para casa, tentando retomar suas vidas normais.

Leckye após uma recepção fria dos pais, inicia um namoro com sua futura esposa, enquanto volta a trabalhar no jornal e escreve seu livro “A Helmet to my Pillow”.

Sledge, com uma recepção mais calorosa, logo sabe que sua amada já estava noiva de outro, e encontra dificuldades para arrumar emprego. Seu trauma é muito profundo, e seus pais, penalizados, se preocupam com suas noites de pesadelo.

-x-

Muita emoção com a volta dos soldados da 101. Muito tocante todas as cenas, especialmente a que a sargento Lena, esposa de Basilone, visita os pais do falecido herói nacional.

Eu nunca resisto aos depoimentos finais, e nesse episódio não foi diferente, quando vemos o verdadeiro Sledgehammer encerrar o capítulo quase aos prantos.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 46 - BAND OF BROTHERS 10 –PONTOS


BAND OF BROTHERS 10 –Pontos

SINOPSE:
Após a rendição da Alemanha, os homens da Easy tomam nos Alpes, o palácio de pedra chamado “Ninho da Águia”, lar de Hitler, antes que os franceses o façam.

Lá vão planejando suas vidas futuras, enquanto se deleitam com mais de 10 mil garrafas de champanhe e vinho.

-x-

Grande final de série, com bastantes informações do destino dos nossos heróis da companhia. Os depoimentos dos veteranos, como sempre, são de dar nó na garganta, de tão emocionantes. Inspirador até a última letra dos créditos.

Nota 9
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 45 - BAND OF BROTHERS 09 – POR QUE LUTAMOS


BAND OF BROTHERS 09 – Por que Lutamos

SINOPSE:
Já no final da guerra, com a notícia da morte de Hitler e com a Alemanha dominada, os soldados da Easy Company encontram estarrecidos um campo de concentração, e convoca os moradores da cidade para enterrar os mortos.

-x-

Diante de tanta desgraça, tanta maldade, com vários campos sendo descobertos pelo país, não resta mais dúvida alguma aos soldados, o porquê de ter que lutar contra aquele monstro chamado nazismo.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 44 - A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER


A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER

SINOPSE:
Com a aproximação do exército russo a Berlin, Hitler e seus generais entram em choque com a realidade: Estão derrotados! 

Diante de tal constatação, Hitler, a esposa e alguns do alto escalão, iniciam os preparativos para executarem as crianças, e depois a si mesmos.

-x-

Magnífico filme, muito bem escrito, dirigido e realizado, nos mostrando realmente como teriam sido as últimas horas do maldito chefe nazista e sua corja insana.

Bruno Ganz encarna um Hitler inacreditavelmente convincente, sem exageros, porém magistralmente histérico, que é como se mostrava o tirano em momentos de crise.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 43 - A LISTA DE SCHINDLER


A LISTA DE SCHINDLER -

SINOPSE:
Oskar Schindler é um nazista do tipo oportunista empreendedor, e consegue em meio ao caos, com tantos judeus sendo confinados e mortos, montar uma fábrica, onde chegou a empregar mais de 300.

O problema é que os nazistas vão intensificando suas ações para a “solução final”, que seria o extermínio do povo semita, e Oskar já não suporta mais ter tanto poder e não agir.

A PERSONIFICAÇÃO DO MAL... Uma perfeita caracterização de Ralph Fiennes


Quando um insano comandante assume a região, Oskar se aproxima, como sempre fazia, e ganhando confiança, vai bolando meios de salvar o máximo possível de judeus, nem que para isso, gaste sua fortuna.

-x-

Um dos filmes mais tocantes que um cineasta pode realizar, e que mostra sem pieguice, um verdadeiro herói da vida real, que salva mais de mil pessoas do holocausto nazista.

O diretor conseguiu transformar uma história grotesca e de difícil tato, em um filme fascinante, com momentos sublimes, momentos aterradores, momentos em que dá vontade de fechar os olhos, e momentos extremamente tristes, que só o choro pode tornar a experiência suportável.

Eu sempre disse que jamais veria de novo, pois sofri na época do lançamento, e fiquei realmente impressionado, mal mesmo, mas agora, como meu filho quis ver em nossa maratona da segunda guerra, encarei de novo, e reabri as velhas feridas, pois eu realmente não me conformo que aquilo tenha acontecido.

O filme é simplesmente perfeito! Uma obra prima, que dever ser sempre divulgada para as novas gerações saberem o que temer do potencial humano para realizar coisas nefastas.

E ainda tem quem esnobe o Steven Spielberg. E ainda tem quem seja Neonazista.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 42 - THE PACIFIC 09 – OKINAWA


THE PACIFIC 09 – OKINAWA

SINOPSE:
Os aliados invadem a ilha de Okinawa, onde a batalha é tão encarniçada, tão exageradamente violenta, que em pouco mais de dois meses, morrem mais de 250 mil pessoas (um quarto de milhão!), entre soldados e moradores.

-x-

Quando parece que não pode piorar, a cosa piora. Nesse episódio, vemos Sledge praticamente endoidando, tamanho é o baixo astral.

Por incrível que pareça, teve morro que o batalhão teve que tomar 12 vezes! E perdeu de volta 11!

Mesmo perto do final, a impressão que dava é que para acabar com a guerra, teriam que matar todos os japoneses, já que eles simplesmente não desistiam.

Os aliados passaram a odiar cada vez mais o soldado japonês, já que, estavam derrotados, mas continuavam a causar o máximo de baixas possíveis em vez de ser renderem.

E era chuva, lama, corpos mutilados, vermes, bombas, tiros, espadas... Uma loucura! Talvez a pior das campanhas, realisticamente bem produzida nesse episódio.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

terça-feira, 23 de julho de 2013

RESENHA WW2: 41 - THE PACIFIC 08 – IWO JIMA


THE PACIFIC 08 – IWO JIMA

SINOPSE:

John Basilone se enjoa de vender bônus de guerra, e pede para se realistar. Assim, ganha seu próprio pelotão de novatos para treino.
 
Nesse meio tempo, namora e se casa, partindo para a feroz batalha na ilha de Iwo Jima com seus homens treinados.

A coisa realmente é feia! É nessa hora que uma produção dessas é bem vinda para que tenhamos noção da grandeza da selvageria que foram batalhas desse tipo.

-x-

Uma bela “love story” em meio ao caos da guerra. Quem diria que Basilone se casaria tão rápido, depois de tantas aventuras?

O combate em Iwo Jima fica mais para o final, porém é retratado de maneira intensa.

Nota 8

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 40 - CARTAS DE IWO JIMA




CARTAS DE IWO JIMA

SINOPSE:
Soldados japoneses se preparam para a invasão dos americanos na ilha de Iwo Jima. Entre muita privação trabalho estafante, eles leem e escrevem cartas, que hoje em dia são documentos históricos.

Inicia-se assim uma das mais violentas tomadas da região do pacífico.


-x-

Um dos melhores filmes que já vi. Como pode num mesmo filme caber tanta violência e tanta humanidade ao mesmo tempo?

Na verdade, “Cartas de Iwo Jima” é a continuação de “A Conquista da Honra”, que o diretor Clint Eastwood filmou simultaneamente.

Vemos aqui a guerra pela visão dos japoneses, o que desmistifica bastante a ideia amplamente divulgada da famosa selvageria nipônica, como se eles fossem todos pouco mais que animais.

É impressionante a falta de condições dos japoneses, que lutavam no peito e na raça, já ao final da guerra.

Assustador e belo do início ao fim, o filme intercala lirismo com sangue, humanidade e explosões, enquanto o espectador atarantado rumina o que diabos afinal somos nós, humanos?

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 39 - A CONSQUISTA DA HONRA


A CONSQUISTA DA HONRA

SINOPSE:
Após a violentíssima e longa batalha na ilha de Iwo Jima, a mídia americana usa os sobreviventes que hastearam a bandeira na famosa cena do monte Suribachi para divulgação e angariar fundos de guerra.

Acompanhamos assim o tormento do soldado de ascendência índia Ira, que não se conforma em ser paparicado como herói, enquanto não consegue se esquecer do trauma de perder tantos amigos.

-x-

Continuação do magnífico “Cartas de Iwo Jima”, onde além dos horrores da guerra, vemos os efeitos posteriores.

O filme segue um outro ritmo, mostrando vários flashbacks para que possamos entender o dilema e sofrimento dos rapazes que hastearam a bandeira de vitória na famigerada ilha.

Nota 8


Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 38 - BAND OF BROTHERS 08 – A ÚLTIMA PATRULHA


BAND OF BROTHERS 08 – A ÚLTIMA PATRULHA

SINOPSE:
A Easy Company recebe a incumbência de capturar prisioneiros alemães para que sejam feitos interrogatórios.

É necessário atravessar um rio, e enfrentar um fogo intenso, numa missão de utilidade questionável. Valeria à pena arriscar mais mortes para que haja algumas capturas?

-x-             

Um dos melhores episódios da série, o capítulo mostra a chegada de novatos e os preparativos para a perigosa missão.

Aqui vemos que Winters não é tão certinho como pensávamos, e toma decisões fora do protocolo, mas corretas.

Nota 10
 
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 37 - BAND OF BROTHERS 07 – PONTO DE RUPTURA


BAND OF BROTHERS 07 – PONTO DE RUPTURA

SINOPSE:
Continuando a batalha da região das Ardenas, a Easy  Company inicia a tomada de Foy. O combate é violento, e as perdas são grandes.

-x-

É nesse episódio que vemos o Tenente Compton desabar de vez. Como os diálogos mostram, ele aguentou tudo o que os nazistas jogaram em cima dele, mas não aguentou ver o que fizeram como seus amigos. Algo dentro dele ruiu, e é bastante  tocante a representação do ator.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 36 - BAND OF BROTHERS 06 – BASTOGNE


BAND OF BROTHERS 06 – BASTOGNE

SINOPSE:

Várias companhias ficam cercadas em Bastogne, na Bélgica, pelos nazistas, sendo assediadas pelo frio, bombas e a falta de comida e equipamentos, que pelo nevoeiro eram descarregados de paraquedas aos alemães, por engano.

-x-

Um pesadelo sem fim, onde, pela perspectiva do médico, vemos os homens serem dizimados pelo fogo inimigo, num dos piores cercos, numa das piores condições. Entrou para a história como  O Cerco de Bastogne, uma das mais sofridas resistências da Batalha das Ardenas, que culminou com a providencial ajuda do exército do General Patton, definindo de vez a questão, se bem que a heroica 101ª Divisão Aerotransportada não admitia que precisavam de ajuda.

Nota 9
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 35 - PATTON, REBELDE OU HEROI?


PATTON, REBELDE OU HEROI? - PATTON

SINOPSE:
Enfim indo realizar seu sonho de participar de uma guerra e fazer história, o controverso e polêmico general Patton assume as tropas aliadas em Marrocos, confrontando o general alemão Rommel. Mas seu objetivo mesmo é tomar Berlim antes que o inglês general Montgomery o faça.

-x-

É um filmaço! Diz ao que veio, quanto a mostrar a tempestiva personalidade de Patton, que é um líder típico, com ideias megalomaníacas, sempre se achando certo nas mais diversas questões, mas com seu mérito por tomar iniciativas importantes.

Chega quase a ser comédia, quando sua faceta de falar de mais é explorada por diversas vezes, quando ele cria um incidente internacional atrás do outro. O cara realmente não sossega.

Apesar de abranger milhares de batalhas durante suas campanhas pela África e pela Europa, o filme não mostra muitas batalhas, mas as poucas que ele enfoca são bem intensas e convincentes.

A produção é soberba, lembrando o estilo do grande diretor David Lean (A Ponte do Rio Kwai, Lawrence da Arábia, etc.) com excelentes direção de arte, fotografia e figurinos de época.

O ótimo roteiro é de Francis Ford Copolla, e sustentaria o filme mesmo que ele fosse barato.

Nota 9

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 34 - RED TAILS


RED TAILS

SINOPSE:
Apesar do preconceito, é criado um grupo de aviadores negros na segunda guerra mundial para efetuar missões na Itália, entre elas, proteger bombardeiros em ataques à Alemanha.

-x-

A história é interessante e chega a empolgar, já que os aviadores negros, extremamente habilidosos, precisam provar que cor da pela não influencia em nada.

Ótimos personagens, alguns divertidos, outros mais rebeldes, conduzem bem a trama, incluindo uma breve “love story”. E Pelo menos três grandes cenas de ação aérea de extrema beleza plástica.

Para quem gosta de combates aéreos como eu, esse filme tem algumas das mais belas sequências já realizadas sobre o assunto. Todo o poder da computação gráfica, sob os auspícios de George Lucas, enfim chegou a um filme de aviação da segunda guerra.

Pena que na cena de abertura, tenham colocado legendas sobre a guerra entre os aviões.
Eu simplesmente babo com esses combates!!!
De qualquer forma, é muito gratificante ver aquelas maravilhas voadoras, hoje lendárias.

Miniaturas, pra que te quero... 

Nota 6

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 33 - THE PACIFIC 07 - PELELIU HILLS


THE PACIFIC 07 - PELELIU HILLS

SINOPSE:

A tomada das montanhas da ilha de Peleliu, em toda a sua feiura e total falta de necessidade, entre cadáveres mutilados podres, moscas, e um inimigo enlouquecido que não se entregava preferindo morrer, inclusive em ataques noturnos, que impediram por semanas os homens de dormir

-x-

“A montanha dos mil olhos”: Assim Sledge descrevia  as montanhas a serem conquistadas em Peleliu. Na verdade era um recife de coral que veio à superfície por vulcanismo a milhares, senão milhões de anos, e com certeza, é o pior lugar para se travar um combate.

Por muitos anos, os japoneses prepararam centenas de cavernas interligadas, e se entocaram para resistir ao inimigo.

Após a tomada do aeroporto, o tormento continuava para os bravos soldados, ao ter que continuar lutando em condições tão inumanas.

O lugar era tão bom para se proteger e tão intrincado, que levou mais de um ano depois do fim da guerra, para que um oficial japonês conseguisse convencer a uns 30 soldados a saírem de lá e se renderem.

Na batalha em Peleliu, morreram tantos soldados quanto no dia D, na Normandia, mas como foi uma tomada em vão, graças a um erro de estratégia do almirante Nimitz, a história foi pouco divulgada pela sua extrema e degradante inutilidade.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 32 - THE PACIFIC 06 - PELELIU AIRFIELD

THE PACIFIC 06 - PELELIU AIRFIELD

SINOPSE:

Após um inacreditável desembarque em Peleliu, em desvantagem estratégica e numérica, os heroicos e assustados soldados americanos precisam atravessar vasta área descoberta, debaixo de tiros e explosões, para tomar o aeroporto dos japoneses.

-x-

Impressionante reconstituição de um momento insano da história da segunda grande guerra, quando nada influencia mais a sobrevivência do que a pura sorte.

Esse avanço pelo aeroporto foi relatado unanimemente pelos sobreviventes como o momento mais assustador de toda a guerra.

Uma total carnificina, que se não mata fisicamente, mata mentalmente.
Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 31 - THE PACIFIC 05 – PELELIU LANDING


THE PACIFIC 05 – PELELIU LANDING

SINOPSE:
Enquanto John Basilone atravessa os Estados Unidos patrocinando bônus de guerra, Sledge chega à remota e desolada ilha de Pavuvu, onde encontra seu velho amigo Sidey.

Inicia-se então o espantoso desembarque às praias da ilha de Peleliu, onde a proporção de inimigos japoneses era no início de 3 para 1, já que nos primeiros dias, cerca de 3 mil aliados desembarcaram, e eram recebidos por cerca de 11 mil furiosos soldados japoneses. Um massacre inenarrável.

-x-

O inexperiente soldado Sledge finalmente se vê diante dos horrores da guerra. Ele escreve um proibido diário numa bíblia, e o que vemos junto a ele é a liberação de uma tremenda mistura selvagem
 de tiros, explosões, mutilações, calor de quase 50 graus e desespero, num dos mais difíceis desembarques da história.

Nota 10
 
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 30 - O EXPRESSO DE VON RYAN


O EXPRESSO DE VON RYAN

SINOPSE:

Na segunda guerra mundial, num campo de prisioneiros da Itália recém-derrotada, um grupo de militares ingleses e americanos são transferidos de trem para a Alemanha, quando resolvem efetivar uma fuga, desviando a viagem para a Suíça.

-x-

Bom filme, com a curiosidade de termos como herói o cantor Frank Sinatra.

O argumento é interessante, já que temos poucos filmes ambientados na Itália da segunda guerra.

As situações são bem resolvidas, e tem boa dose de suspense e ação, com especial atenção á batalha final, na ponte.

Nota 6
 Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 29 - LABAREDAS DO INFERNO


LABAREDAS DO INFERNO - THE DAM BUSTERS

SINOPSE:
Engenheiro dedica-se a desenvolver uma bomba especial para destruir as três barragens que sustentam a máquina de guerra alemã. Além dos testes, ele precisa convencer ao governo que financiem o projeto.

-x-

Interessante filme, com algum tom de documentário, já que aparentemente algumas imagens dos testes das bombas são reais.

Muito legal ver o desenvolvimento passo a passo, os erros, os recomeços... a ciência como ela é.


O final do filme, tem uma bem montada cena onde aviões bombardeiam as represas bem protegidas dos nazistas, cena que aparentemente inspirou George Lucas anos mais tarde ao realizar Star Wars, de tão semelhantes que são.

Nota 6
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 28 - A BRIGADA DO DIABO


THE DEVILS BRIGADE

SINOPSE:

Dois grupos de soldados, um meio que rebeldes e outro bem treinados, porém estrangeiros, precisam se unir para tomar uma montanha repleta de soldados alemães.

-x-

Espécie de pré-versão de “Os 12 Condenados”, em que o foco é a união de um grupo de cascas grossas de diferentes temperamentos que aprendem a se respeitar enquanto precisam cumprir uma perigosa missão contra um grupo nazista.

Filme bastante divertido, principalmente pela variedade de conflitos engraçados entre tantos homens brigões.

É muito divertido ver a rivalidade estabelecida quando chegam os canadenses de saia tipo escocesa, porém durões.

A longa cena final de invasão à posição alemã é bastante movimentada e em clima dos antigos filmes de aventura.

Nota 7
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

segunda-feira, 22 de julho de 2013

RESENHA WW2: 27 - O TREM


O TREM - THE TRAIN

SINOPSE:

Com a aproximação dos aliados para libertar Paris, os nazistas preparam uma retirada oportunista, levando num trem milhões em obras de arte, principalmente quadros de valor incalculável de artistas como Renoir, Picasso, Rembrandt, etc. mas não contavam com um plano da resistência para recuperar o produto do saque, nem com o heroico Labiche (Burt Lancaster), funcionário da companhia férrea, que vira um verdadeiro calo no sapato dos nazistas.

-x-

Um grande filme, em que o argumento traz soluções não comuns, e que a ação é realista e emocionante.


Burt Lancaster em grande forma, faz o herói que faz tudo para evitar a destruição por Londres do trem carregado.

A fotografia em preto e branco é belíssima, e traz um charme a mais na composição da história, que pode ter inspirado George Lucas no argumento de “Os Caçadores da Arca Perdida”

Nota 10
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 26 - BAND OF BROTHERS 05 – ENCRUZILHADAS


BAND OF BROTHERS 05 – ENCRUZILHADAS

SINOPSE:

Após liderar um ataque bem sucedido a dois pelotões nazistas, o Capitão Winters é promovido meio à contragosto a trabalhos internos, virando meio que um burocrata, mero assinador de papelada, enquanto seus homens vão em perigosa missão auxiliar soldados ingleses dentro do território ocupado.

-x-

Ótimo episódio, onde logo no início, vemos uma bem movimentada ação contra um grande grupo de soldados nazistas.

Bom desenvolvimento dos personagens traz mais tempero, principalmente quando estão em perigo nos fronts.

Nota 8
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 25 - BAND OF BROTHERS 04 – SUBSTITUTOS


BAND OF BROTHERS 04 – SUBSTITUTOS

SINOPSE:
Após a chegada dos “substitutos”, inicia-se a grandiosa operação “Market-Garden”, onde um novo esforço conjunto entre os aliados pretende tomar a Holanda e terminar a guerra antes do fim de 1944, empregando para isso, milhares de paraquedistas em conjunto com planadores, tanques e blindados, num enorme ataque maciço em plena luz do dia!

-x-

Mais um momento histórico marcante na segunda guerra mundial, quando vemos mais uma invasão dos aliados, desta vez aos países baixos, para pegar Hitler de surpresa, o que não foi conseguido...

Nessa invasão, os aliados perderam mais soldados do que na Normandia...

Nota 8
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 24 - UMA PONTE LONGE DEMAIS


UMA PONTE LONGE DEMAIS

SINOPSE:
A preparação e a execução da grandiosa operação “Market-Garden”, onde podemos acompanhar as violentas batalhas entre aliados e nazistas, mas o enfoque maior é para os soldados ingleses...

-x-

Um filme espetacular, onde uma verdadeira legião (de soldados e de estrelas do filme) tenta apressar o fim do domínio nazista na Europa.

Devido à famosa disputa entre o General Patton e o General Montgomery, que queriam ser glorificados por tomarem Berlim, o futuro presidente americano, o então Comandante Supremo das Forças Aliadas, General Eisenhower cede ao plano de Montgomery de montar um ataque definitivo aos Países Baixos, e depois chegar à Alemanha, derrubando enfim o nazismo, o que não conseguiram (Os Russos chegaram primeiro).

Todo esse interessante contexto histórico é mostrado em vídeos da época, logo no início do filme, nos preparando para o enredo verídico.

O filme tem talvez a melhor cena de salto de paraquedistas que já vi em filmes de guerra, com milhares de extras, e tantos aviões que parece que estamos diante de uma máquina do tempo vendo realmente aquele momento histórico.

As batalhas são empolgantes, e a história mostra em detalhes quais os motivos da Alemanha ter vencido a ambiciosa operação.

Atenção à longa e movimentada batalha final, na fatídica ponte de Arnhem, segurada pelos nazistas até o fim.

Nota 9
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 23 - BAND OF BROTHERS 03 – CARENTAN

BAND OF BROTHERS 03 – CARENTAN

SINOPSE:
Nossos heróis chegam à cidade de Carentan, onde é travada uma violenta batalha contra nazistas bastante preparados, com snipers e tanques...
-x-
Uma ótima reconstituição da histórica tomada de Carentan pelos americanos. Um episódio repleto de ação, no bom estilo “Soldado Ryan”, onde temos até uma espetacular batalha de tanques, onde tive que baixar o volume, de tão violento que eram os estampidos.

Nota 9
 
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"
 

RESENHA WW2: 22 - A PONTE DO RIO KWAI


A PONTE DO RIO KWAI

Grupo de prisioneiros aliados enfrenta tremenda barra pesada, quando os japoneses exigem a construção de uma ponte estratégica sobre o tal rio Kwai, na Tailândia ocupada.
 
-x-
 
Um grande duelo de cabeçudos teimosos, é o que nos apresenta a primeira metade do filme. O personagem de Alec Guinness simplesmente não se importa de sair de sua fleuma britânica, e se sujeita a sofrer como um cão, entre pauladas, fome e sede, além de longas seções de "forno", onde fica trancado sob o sol dentro de um cubículo de latão.
 
Sempre interessante é ver o contraste entre a cultura japonesa e a britânica, lembrando de vez em quando, outro filme de prisioneiros em campos japoneses: Furyo, em Nome da Honra.

Do meio para o final, o filme perde um pouco de ritmo, ao acompanhar o personagem fujão de William Holden, que no final volta em missão para destruir a ponte junto com o trem japonês, em boa cena de ação e suspense.

Nota 7
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"