Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

RESENHA: SINBAD E A PRINCESA - 1958


SINBAD E A PRINCESA - THE 7th VOYAGE OF SINBAD - 1958

Uma princesa é vítima de uma bruxaria que a deixa minúscula, e a única cura para seu mal é outra bruxaria realizada com um pedaço da casca de uma ave mitológica gigantesca: O pássaro Roca, que só existe na lendária, distante e perigosa ilha mística de Colossa, habitada por diversos monstros.

Somente o aventureiro Sinbad, veterano marinheiro pode partir nessa jornada praticamente sem volta.
É SINISTRO DEMAIS TER QUE ENCARAR UM ESQUELETO NUMA LUTA!

-x-
SINBAD NÃO QUER NEM SABER! SUA AMADA CORRE PERIGO!

Aventura clássica dos anos 50, que repercutiu pelos anos 60 e 70, seja pelo cinema ou TV.

Uma legião de garotos cresceu assistindo essa prodigiosa aventura, que reproduzia na tela, em tons realistas, os seres monstruosos que antes, habitavam somente nossa imaginação, graças aos livros, revistinhas, gibis...
A ANTOLÓGICA BATALHA ENTRE O CICLOPE E O DRAGÃO GUARDIÃO

O filme foi um feito notável do mestre Ray Harryhausen, naqueles idos de 1958. Romântico e sonhador, Ray ficou fascinado pelo outro clássico, KING KONG, de 1933, repleto de efeitos especiais do mestre  Willis H. O'Brien, envolvendo luta de gorila gigante e dinossauros, e desde então passou a vida toda aprendendo a produzir aquele tipo de visual fantástico.

Terminou trabalhando com os produtores de KING KONG em MIGHT JOE YOUG, e outros filmes, e logo desenvolveu sua técnica, DYNAMATION, apurando-a a cada trabalho, a cada filme.
O HORRÍVEL CICLOPE PRONTO PARA ALMOÇAR O INFELIZ MARINHEIRO.

EU ADORO ESSES EFEITOS! Não consigo nem piscar, e para mim, mesmo com a revolução digital que veio no final do século XX, que tornou realista de vez qualquer tipo de criatura, extinta ou alienígena, qualquer tipo de cenário, sempre  vou render homenagem aos velhos mestres, revendo seus filmes eternos.

Tive os filmes em fita VHS, depois em DVD e agora em Blu-ray em alta definição. Colecionarei também os formatos futuro, com certeza!

Gosto do resultado final, quando o ato de movimentar quadro a quadro as miniaturas, causa um bem-vindo "efeito tosco" nos seres, deixando-os mais maneiros e mais assustadores ainda, pelo menos para mim.
O OBJETIVO FINAL: ENFRENTAR O GIGANTESCO PÁSSARO ROCA, DE DUAS CABEÇAS

Esse Sinbad não é meu favorito,  mas mesmo assim é imperdível para amantes de mitologia ou contos fantásticos.

Nota 7