CLIQUE PARA DAR ZOOM |
01-1962-007 CONTRA O SATÂNICO DR.NO - DR.NO
Diretor: Terence Young
Ator: Sean Connery
SINOPSE:
O Comandante da Marinha Real, James Bond, um bon-vivant, mulherengo e frio assassino, tem como codinome "007", e trabalha como agente do Serviço Secreto Britânico, o MI6, de onde recebe todo o apoio logístico, equipamentos e treinamento para as missões mais difíceis, além de "licença" para matar, se necessário, qualquer pessoa.
BOND, JAMES BOND... |
-x-
Quando os produtores Harry Saltzman e Albert R. Broccoli resolveram juntar forças para fazer um filme do famoso agente dos livros de Ian Fleming, eles queriam estrear com THUNDERBALL, que anos antes foi "bolado" à várias mãos para um projeto anterior, mas que não foi adiante.
O SATÂNICO DR. NO |
O filme "lançou moda" do universo da espionagem-chic, que já estava em voga nos livros de sucesso, principalmente de Ian Fleming.
Caiu no gosto popular a ideia de um super agente, treinado em várias artes diferentes, inclusive na arte de matar, qual samurai moderno, e junto a isso, um gosto pela boa vida, talvez ciente dos riscos de seu trabalho perigosíssimo.
Nos livros e filmes, todos adoramos ver os equipamentos modernos que auxiliam nas missões. Assim como os truques incrementados em seus carros, como barreiras anti-tiros, jatos de óleo ou água, além de metralhadoras, furadores de pneus, acentos ejetores, etc... só faltando voar. Um sonho impossível de consumo.
Os realizadores lançaram a fórmula "Vilão-quer-destruir-o-mundo-e-Bond-salva-o-dia", que vai servir para uma longa e próspera franquia, onde cada filme segue o "molde" de Dr.No, com vilões poderosos, capangas malignos, perigos inesperados, situações mirabolantes e mulheres, lindas mulheres, que geralmente Bond conquista, sejam mocinhas ou vilãs.
URSULA ANDREWS: GODESS |
Aliás, falando em mulheres, entrou para os anais clássicos a cena em que Úrsula Andrews (Undress=sem roupa) aparece com um biquíni, toda molhada, explodindo em beleza, para deleite dos fãs de toda a eternidade, em mítico momento.
Apesar de ter sido MUITO barato (um milhão de dólares!), não tinha como dar errado tanto acerto junto num filme só. A aceitação mundial pela novidade foi total! E muito do cinema posterior foi copiado, adaptado, evoluído dessa fórmula de sucesso.
Nos extras vemos que o estilo "bon-vivant" de 007 é impresso principalmente pelo diretor Terence Youg, pois esse é seu estilo de vida, regado a muito champanhe. Sean Connery assimila tudo que é ensinado, e o personagem deslanchou magnificamente.
A MEDIA-DRY MARTINI, SHAKEN, NOT STIRRED, LEMON PEEL |
NOTA "BOND": 7,3 (14º lugar, numa comparação normalizada entre todos os outros filmes de 007 - Ver post inicial comparativo)
-X-
GUIA DOS EXTRAS DO BLU-RAY:
Pesquisando na web, senti falta de um resumo do que vem de extras realmente nos blu-rays. O que vi por aí, resume demais, deixando a desejar.
Tem extras especiais, da série em geral, que bem que poderia estar em disco à parte, mas resolveram misturar nos 23 discos, junto com os extras do filme.
Por exemplo, se quero rever aquele extra especial sobre as armas de Bond, ou dos carros, ou das Bond-girls, tenho que ficar colocando os mais de vinte discos, procurando loucamente.
Resolvi eu mesmo fazer o serviço e mostrar os detalhes, marcando o caminho das pedras em cor diferenciada.
*COMENTÁRIOS: Terence Young & Membros da produção e elenco.
*BONUS
ACESSO PRIVILEGIADO
* 007 - LICENÇA PARA RESTAURAR
FINALMENTE LIBERADO: DOS ARQUIVOS SECRETOS DO MI6
* AS ARMAS DE BOND (5:06 min) - Sobre Boothroyd, Bereta, Walter-PPK, etc.
* A ESTRÉIA DE BOND: NOITES DE LANÇAMENTO (13:09 min)
* CRÉDITOS (THE MI6 VAULT)
CONTROLE DA MISSÃO DE 007
* 007 / BOND GIRS / ALIADOS / VILÕES / DEP. Q / LOCAÇÕES
DOSSIÊ DA MISSÃO
* POR DENTRO DE DR.NO (42:10 min)
* TERENCE YOUNG: A BOA VIDA DE BOND (17:57 min)
* FEATURETTE DE 1963
MINISTÉRIO DA PROPAGANDA
* ARQUIVOS DE CINEMA, TV E RÁDIO
BANCO DE IMAGENS