CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR |
Diretor: Lewis Gilbert
Ator: Roger Moore
SINOPSE:
Submarinos nucleares Russos e Britânicos cheio de ogivas atômicas desaparecem dos mares, e James Bond (Roger Moore) precisa, numa missão em conjunto com a KGB, descobrir que espécie de conspiração é essa, que está pondo em risco a paz mundial.
ROGER MOORE, EM BOA FORMA. |
Durante a missão, James Bond se vê ameaçado de morte por uma espiã russa, Anya Amasova (Barbara Bach), amante de um espião que ele matou.
O VILÃO STROMBERG |
-x-
Uma das mais divertidas missões de 007. Uma das mais aventurescas e espetaculares. Até mesmo Roger Moore e o diretor John Glen acham o mesmo, conforme vi surpreso no extras do disco.
007 EM LUTA CONTRA DENTES-DE-AÇO |
Agora, é James Bond no estilo Moore, meio sacana, cheio de piadinhas bobas e muito cara de pau, engraçado até.
CAROLINE MUNRO, A MARAVILHOSA NAOMI |
NÃO DÁ PRA RESISTIR À FRANJINHA, NEM AO SINAL NA BOCHECHA |
É nesse filme que vemos a mais linda das vilãs, a morena Naomi, vivida pela deusa Caroline Munro, na minha opinião desbancando geral a Bond-girl principal, Barbara Bach.
A BOND-GIRL, O VILÃO E O HERÓI |
Voltando ao assunto, temos o outro grande e inesquecível vilão, "Jaws", conhecido aqui como "Dentes de aço" e até por "Queixada", dependendo da tradução ou dublagem.
O LENDÁRIO LÓTUS SUBMERGÍVEL. |
A produção do longa é requintada, com cenários gigantescos e caríssimos, como convém ao porte da franquia.
É o primeiro filme somente com produção de Albert Broccoly, que pelo jeito, resolveu caprichar.
O cenário da base aquática do vilão Stromberg é de encher os olhos, e para mim, de uma beleza inesquecível, quando vi no cinema na época.
UM DOS MAIS MAGNÍFICOS CENÁRIOS DA FRANQUIA |
Impressionante também o cenário do interior do navio cargueiro gigante, Liparus, onde cabem os três submarinos roubados e onde ocorre a ação final, com direito a muitas explosões, e batalhas entre os soldados do vilão e os marinheiros prisioneiros.
Foi meu primeiro "filme de 007" que vi no cinema, lá pelos meus 15 anos, e ficou como meu favorito até hoje, devido ao impacto do telão daquela aventura descabida. Por isso o tenho em alta até hoje.
Para mim, Roger Moore é que era o verdadeiro James Bond, o melhor deles, mas hoje, eu reconsidero isso, pois Sean Connery e mesmo Pierce Brosnan possuem um estilo tão bom quanto, mas cada um do seu jeito...
Mesmo o George Lazemby tinha lá o seu estilo "bondiano" convincente, já o Timoty Dalton e o Daniel Craig ainda estão me devendo um pouco. Mas gosto é gosto, e eu não deixo isso influenciar nos filmes que vejo para me divertir.
Afinal, é para isso que Albert R. Broccoli e Harry Saltzman criaram a franquia em cima dos livros de Ian Flemming: Para alimentar nossas fantasias de garotos grandes.
Nota: 9,3 (1º lugar, junto com GOLDENEYE, numa comparação normalizada entre todos os outros filmes de 007 - Ver post inicial comparativo)
-x-
GUIA DOS EXTRAS DO BLU-RAY:
*COMENTÁRIOS: 1-Sir Roger Moore / 2-Lewis Gilbert, Ken Adam, Chris Wood, Michael G. Wilson
*BONUS
FINALMENTE LIBERADO: DOS ARQUIVOS SECRETOS DO MI6
* 007 no Egito (06:12 min)
* Roger Moore fala sobre James Bond (04:31 min)
* Na locação, com Ken Adam (05:55 min)
* Dedicação 007 - Especial original de 1977 (01:10)
* Fuga de Atlantis: Storyboard (02:20 min)
* Créditos
DOSSIÊ DA MISSÃO
* Por dentro de THE SPY WHO LOVED ME (40:41 min)
* Locações exóticas
* KEN ADAM: DESENHANDO BOND (21:42 min)
MINISTÉRIO DA PROPAGANDA* ARQUIVOS DE CINEMA, TV E RÁDIO
BANCO DE IMAGENS