OS BRUTOS TAMBÉM AMAM - SHANE
Faroeste
Dir. George Stevens
EUA - 1953
Com Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin, Brandon de Wilde, Jack Palance
SINOPSE:
Um cavaleiro solitário, vindo de longe, chega a um lugarejo, e é abrigado por uma família de agricultores.
Logo a seguir se envolve na disputa de terras local, em que um velho colono, o chefão local, usa capangas para assustar as famílias, expulsando-as aos poucos.
Ele chega a contratar um pistoleiro profissional, e o clima esquenta mais ainda, para as pobres famílias.
Shane parece esconder um segredo de seu passado que afeta suas ações. Teria sido ele também um pistoleiro? É o que dá a entender.
É inevitável a rota de colisão entre os dois lados da disputa.
-x-
Para mim, o melhor faroeste já feito! Digo isso pois, em uma metragem até mediana, não tem nem duas horas, a obra retrata muito bem toda a mitologia básica do velho oeste.
O diretor, George Stevens, para mim é um dos melhores criadores de clima. Vide sua outra obra prima ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (GIANT-1956). Um mestre!
Temos o cavaleiro misterioso, os colonos, a criação de gado, um chefão e seus capangas, a clássica briga de bar (a melhor!), o romance impossível, o duelo final... e tudo bem engendrado num roteiro "direto ao assunto", fazendo com que o filme seja bastante prazeroso de se assistir, muitas e muitas vezes. Eu mesmo já vi tanto que perdi a conta.
O personagem do menino Joey (Brandon de Wilde), filho do casal de fazendeiros é um achado, e praticamente vemos o desenrolar de tudo pelo seu ponto de vista.
Ele é simplesmente fascinado por Shane, considerando-o um grande herói, da mesma categoria que seu pai Joe (Van Heflin, o eterno Athos do clássico OS TRÊS MOSQUETEIROS de 1948).
SHAAAAANE! |
Somente agora, ao escrever essa resenha é que soube que ele morreu muito jovem, em 1972, aos 30 anos, num acidente de trânsito, a la James Dean.
Nota 10
Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.