terça-feira, 26 de dezembro de 2017

GUIA RÁPIDO PARA O NOVO FÃ DE STAR WARS

DICAS DE QUAIS ORDENS ASSISTIR
 

Star Wars é uma saga espetacular, mas depois de tantos anos, desde que foi lançada, em 1977, as gerações mais novas estão meio "perdidas" sem saber direito qual a melhor ordem para assistir e aproveitar ao máximo essas maravilhas do cinema.

Resumo da ópera (ou por que essa confusão toda de cronologia/ordem de lançamento):


Em 1977, o genial cineasta e escritor George Lucas sofreu para lançar seu próprio universo no estilo Flash Gordon no cinema.

Ele tinha um resumão com uma história de trilogias, mas ninguém iria financiar aquilo tudo, pois era uma saga que percorria gerações e planetas. Ficaria caríssimo!
 



Lembrando que na época não haviam ainda os efeitos de computador para facilitar a criação de tantos cenários e criaturas.

Então ele pegou a saga numa parte meio central que tinha tipo um início, um meio e um fim, que era a perseguição do maligno vilão Darth Vader (um dos líderes de um império meio estilo "nazistas espaciais") aos valorosos rebeldes que se recusavam a se submeter.

Então conhecemos a Princesa Leia que fugia com planos secretos para a destruição da maior arma do império, a Death Star, e vemos o futuro heroi jedi Luke Skywalker, um rapaz do interior que sonhava em lutar pela rebelião, ir em ajuda a princesa...

O filme emplacou. Ninguém tinha visto nada parecido: Aquelas batalhas, aqueles cenários grandiosos, aquele clima de aventuras... virou febre mundial.




LEMBREM-SE: O PRIMEIRO FILME DA SAGA FOI STAR WARS (GUERRA NAS ESTRELAS) DE 1977.

ANOS DEPOIS POR CAUSA DO RESTO DA SAGA, ELE FOI RENOMEADO PARA EPISÓDIO 4, UMA NOVA ESPERANÇA.



Então George Lucas passou a ter crédito e conseguiu assim fazer um segundo e um terceiro filmes mostrando que a saga era bem maior que o primeiro, e vemos nossos heróis em muitas outras aventuras contra o império.

Passou-se mais de uma década, e Lucas vendo que já havia tecnologia digital potente, resolveu preparar outra trilogia mostrando o começo da saga. Então renomeou os três primeiros filmes como Ep.4, 5 e 6, e partiu para filmar os Ep.1, 2 e 3.

Assim, há quem prefira ver apenas os 4, 5 e 6, que são clássicos, ou pessoas (como eu) que curtem ver todos.

E ainda de várias maneiras:
1,2,3,4,5,6  (Ordem cronológica da saga)
4,5,6,1,2,3 (Ordem de lançamento da saga, a que nós na época vimos)
4,5,1,2,3,6 (Ordem especial onde não se revela um segredo central da saga no Ep
.5, para quem nunca viu nada e ficaria sabendo ao ver primeiro os Ep.1,2 e 3)

Depois disso, Lucas, já cansado e com uma certa idade, vendeu os direitos da saga para a poderosa Disney, que de pronto já engrenou numa nova trilogia continuando as aventuras de nossos heróis.
Então primeiro saiu o Ep.7.
 

Nesse meio tempo, tentando manter um Star Wars por ano, e como cada um leva cerca de 2 anos para ficar pronto, a Disney passou a intercalar histórias paralelas de modo a cumprir um filme por ano.
 

Por isso, antes do Ep.8, lançou Rogue One, que seria como que o Ep.3 e meio, já que mostra uma façanha importante ANTES do primeiro de todos (Ep.4) e genialmente termina praticamente emendando-se com o começo da saga.
Em outras palavras, Rogue One é a filmagem do texto inicial do Ep.4, que resumia a situação depois do roubo dos planos de Estrela da Morte.
 

Agora temos notícias de que vem aí outros filmes "soltos", chamados lá fora de "Spin-offs" com foco em outros personagens ou momentos da saga.

Parece que vem aí um filme só do Han Solo, um dos personagens mais queridos (meu favorito).
 


Muitos fãs pedem filmes e até trilogias desse e de outros personagens, como Obi-Wan, Bobba-Fett, Yoda, etc...
Para mim, TODOS serão bem-vindos, desde que feitos com bons roteiros.

Pronto! Assim espero ter ajudado aos mais jovens (ou recém retornados ao planeta) a escolher uma ordem para assistir aos filmes.

Lembrando que ainda tem as séries animadas Clone Wars, The Clone Wars e Rebels, com vários episódios tão maravilhosos quanto os filmes.


Para adentrar logo nesse mundo, imagino dois caminhos:

*PARA QUEM TEM MUITA PRESSA:

 Ep.4,  Ep.5, Ep.6 (Conhecer pelo menos a clássica é o que há. Aí a pessoa pode decidir se gostou, se continua ou não)


*PARA QUEM TEM MAIS TEMPO SOBRANDO:
Rogue One, 4, 5, 1, 2, 3, 6, 7, 8, 9... (Ordem completa dos filmes, onde não se revela um Segredo Central da Saga no Ep.5, para quem nunca viu nada e ficaria sabendo, estragando tudo, ao ver primeiro os Ep.1, 2 e 3)


*ORDEM CRONOLÓGICA COMPLETA:
-
Ep.1
-
Ep.2
   Séries entre os Ep.2 e 3
   -The Clone Wars (CGI de 2008-2014)
   -Clone Wars - Guerras Clônicas (Cartoon de 2003-2005)
-
Ep.3
   Série 14 anos após Ep.3 e 5 anos antes do
Ep.4
   -Rebels (CGI de 2014-2017)
-Rogue One
-
Ep.4
-
Ep.5
-
Ep.6
-
Ep.7
-
Ep.8
-Ep.9...


*IDEAL: HIPER MARATONA - SE TEMPO NÃO FOR PROBLEMA (Incluindo as excelentes séries animadas)
-Rogue One
-
Ep.4
-
Ep.5
-
Ep.1
-
Ep.2
   Séries entre Ep.2 e 3
   -The Clone Wars (
CGI de 2008-2014)
   -Clone Wars - Guerras Clônicas (Cartoon de 2003-2005)
-
Ep.3
   Série 14 anos após Ep.3 e 5 anos antes do
Ep.4
   -Rebels (
CGI de 2014-2017)
-Ep.6
-
Ep.7
-
Ep.8
-Ep.9...




 

Falando em ordem cronológica, Clone Wars tem uma ordem correta para os puristas, que não é a mesma em que foi lançada:
s02 e16
s01 e16
Filme Clone Wars
s03 e01
s03 e03
s01 e01-15 (15 episódios)
s01 e17-21 (5 episódios)
s02 e01-03 (3 episódios)
s02 e17-19 (3 episódios)
s02 e04-14 (11 episódios)
s02 e20-22 (3 episódios)
s03 e05-07 (3 episódios)
s03 e02
s03 e04
s03 e08
s01 e22
s03 e09-11 (3 episódios)
s02 e15
s03 e12-22 (11 episódios)
s04 e01-22 (22 episódios)
s05 e02-13 (12 episódios)
s05 e01
s05 e14-20 (7 episódios)
s06 e01-13 (13 episódios)



Ainda não vi assim, tudo, tudo dessa maneira "Hiper maratona". Quase! Resumi pegando só os episódios que mais gosto das séries, pois é muita coisa e trabalhando não consegui. talvez quando aposentar...

Logo vou listar aqui quais são os melhores episódios ou mais significativos para resumir numa maratona, mas o ideal sempre é assistir a todos, já que uns 80% são bons.
 

ROGUE ONE - UMA HISTÓRIA STAR WARS

Sinopse:

Oprimidos pelo império galático, um heroico grupo se forma para entregar à resistência o ponto fraco de uma gigantesca estação espacial, possibilitando assim sua destruição.




Conhecemos assim, quem foi o lendário grupo de espiões e guerreiros que roubaram os planos da assombrosa Death Star, a "Estrela da Morte", que um dia Léia, Luke e Han Solo tiveram que enfrentar...

-x-

Filme excelente, que delineia perfeitamente todo um prólogo bastante coeso de como no primeiro Star Wars de 1977, os rebeldes conseguiram destruir "tão facilmente" o imenso terror tecnológico destrutivo chamado "Death Star", a "Yamato" do Império Galático.


Majestosamente, nasce no horizonte uma arma gigantesca, uma lua mortífera.

O roteiro foi escrito de tal forma, que conseguiu MELHORAR a saga de maneira inequívoca!
Algumas palavras que tínhamos ouvido no primeiro Star Wars se transformaram num episódio inteiro com uma trama que envolve espionagem e batalhas heroicas! Impagável!




Não vou mentir que simplesmente eu não fazia fé nesse spin-off. Quando ouvi que fariam uma história com o esquadrão Rogue, achei que seria apenas mediano... eu iria ver sem grandes expectativas. Mas como demorei a ir ao cinema, logo vi que pelo impacto na mídia e redes sociais, a coisa era bem diferente! Que bom que eu me enganei.




Mesmo com um início que eu não achei tão entusiasmante, quando o filme ia lá pela metade, eu mal podia acreditar que revivia todo o clima, todo o charme do clássico O Império Contra-Ataca mixado com O Retorno de Jedi.


Uma maravilha! O mesmo visual, o mesmo clima dos antigos Episódios 5 e 6

Aqueles combates... aquela adrenalina... aquele visual espacial delirante que tanto aprendi a amar nos velhos efeitos óticos dos anos 80... Simplesmente estava tudo ali... de volta... para nos arrebatar... Maravilhoso!

Nós, fãs antigos da saga ficamos encantados com alguns personagens que retornam, como por exemplo, o Almirante Tarkin, papel do falecido Peter Cushing, recriado aqui em computação gráfica. É arrepiante ver o bom (e mau) velhinho tramando de novo das suas.




Rogue One pode ser considerado em toda a sua glória,  o "Episódio 3 e meio", já que finaliza imediatamente antes da abertura do Episódio 4, com direito a surpresas!!!!




É quase impossível terminar de assistir Rogue One e não querer emendar em "Uma Nova Esperança".






Nunca mais veremos Star Wars como antes...