domingo, 14 de outubro de 2012

RESENHA - BLUEBERRY 03 - ÁGUIA SOLITÁRIA








Álbum 03 - Águia Solitária - Lone Eagle (Charlier e Giraud / 1967)



Sinopse:
Continuando o arco em 6 números, vemos que uma vez resgatado o menino branco, Blueberry recebe a missão de comandar um comboio com 30 soldados para levar armas ao General Crooc em Camp Bowie, onde estão sendo feitos os preparativos para a guerra.

Blueberry tem esperanças de além de entregar os equipamentos, explicar ao General o mal-entendido quanto aos massacres e evitar uma guerra desnecessária, já que, como vimos nos episódios anteriores, os índios são inocentes.

Durante a perigosa marcha, um enorme grupo de apaches os caça implacavelmente, numa longa e sangrenta
perseguição, e é preciso muita perspicácia e bravura para que cheguem ao seu destino, o que parece ser algo impossível.

-x-

Cada vez mais, a saga se supera, e vemos nesse episódio, muita ação e aventura de qualidade, numa história onde o foco é uma longa fuga, em que nosso herói precisa usar de toda sua astúcia, se valendo de muitos truques para enganar os impacáveis apaches.

Ponto para a inventividade do escritor Charlier, que obviamente pesquisou bastante para conseguir nos brindar com tão espetacular e plausível recriação do oeste distante, numa aura mítica inesquecível, similar aos melhores fimes clássicos do gênero.

Diversos novos personagens marcantes nos são apresentados, em especial Quanah, o Águia Solitária, um perigoso líder indígena que se torna o pior inimigo de Blueberry.

A longa e violenta perseguição, cheia de reviravoltas, culmina com um antológico final, onde a tensão do leitor torna impóssível parar de ler, pois não se pode imaginar como nossos heróis vão escapar de tão assustadora situação.

NOTA: 10