sexta-feira, 23 de maio de 2014

RESENHA:10-1977-007 - O ESPIÃO QUE ME AMAVA - THE SPY WHO LOVED ME

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
10-1977-007 - O ESPIÃO QUE ME AMAVA - THE SPY WHO LOVED ME
Diretor: Lewis Gilbert
Ator: Roger Moore

SINOPSE:
Submarinos nucleares Russos e Britânicos cheio de ogivas atômicas desaparecem dos mares, e James Bond (Roger Moore) precisa, numa missão em conjunto com a KGB, descobrir que espécie de conspiração é essa, que está pondo em risco a paz mundial.


ROGER MOORE, EM BOA FORMA.

Durante a missão, James Bond se vê ameaçado de morte por uma espiã russa, Anya Amasova (Barbara Bach), amante de um espião que ele matou.


O VILÃO STROMBERG
Ainda por cima é marcado para morrer pelo capanga "Jaws" (Richard Kiel), um assustador assassino gigante, com dentes de aço que mata às mordidas.

-x-

Uma das mais divertidas missões de 007. Uma das mais aventurescas e espetaculares. Até mesmo Roger Moore e o diretor John Glen acham o mesmo, conforme vi surpreso no extras do disco.


007 EM LUTA CONTRA DENTES-DE-AÇO
Os produtores resolveram acentuar um tom mais leve ao personagem, que depois que Roger Moore assumiu, estava meio fora de tom nas primeiras duas aventuras.

Agora, é James Bond no estilo Moore, meio sacana, cheio de piadinhas bobas e muito cara de pau, engraçado até.

CAROLINE MUNRO, A MARAVILHOSA NAOMI

NÃO DÁ PRA RESISTIR À FRANJINHA, NEM AO SINAL NA BOCHECHA

É nesse filme que vemos a mais linda das vilãs, a morena Naomi, vivida pela deusa Caroline Munro, na minha opinião desbancando geral a Bond-girl principal, Barbara Bach. 


A BOND-GIRL, O VILÃO E O HERÓI
O mais curioso é que ela está no seu SEGUNDO filme de 007, pois já trabalhou na primeira versão de CASINO ROYALE, de 1967 com David Niven como James Bond, mas sempre será lembrada pela beldade sequestrada por um centauro horrendo no filme A NOVA VIAGEM DE SINBAD. (Aliás, preciso resenhar algo sobre as mais belas mulheres...)

Voltando ao assunto, temos o outro grande e inesquecível vilão, "Jaws", conhecido aqui como "Dentes de aço" e até por "Queixada", dependendo da tradução ou dublagem.


O LENDÁRIO LÓTUS SUBMERGÍVEL.

O personagem é tão bom, que os produtores evitam matá-lo para aproveitá-lo depois em novas cenas divertidas.

A produção do longa é requintada, com cenários gigantescos e caríssimos, como convém ao porte da franquia.

É o primeiro filme somente com produção de Albert Broccoly, que pelo jeito, resolveu caprichar.

O cenário da base aquática do vilão Stromberg é de encher os olhos, e para mim, de uma beleza inesquecível, quando vi no cinema na época.
UM DOS MAIS MAGNÍFICOS CENÁRIOS DA FRANQUIA

Impressionante também o cenário do interior do navio cargueiro gigante, Liparus, onde cabem os três submarinos roubados e onde ocorre a ação final, com direito a muitas explosões, e batalhas entre os soldados do vilão e os marinheiros prisioneiros.

Foi meu primeiro "filme de 007" que vi no cinema, lá pelos meus 15 anos, e ficou como meu favorito até hoje, devido ao impacto do telão daquela aventura descabida. Por isso o tenho em alta até hoje.

Para mim, Roger Moore é que era o verdadeiro James Bond, o melhor deles, mas hoje, eu reconsidero isso, pois Sean Connery e mesmo Pierce Brosnan possuem um estilo tão bom quanto, mas cada um do seu jeito...

Mesmo o George Lazemby tinha lá o seu estilo "bondiano" convincente, já o Timoty Dalton e o Daniel Craig ainda estão me devendo um pouco. Mas gosto é gosto, e eu não deixo isso influenciar nos filmes que vejo para me divertir.

Afinal, é para isso que Albert R. Broccoli e Harry Saltzman criaram a franquia em cima dos livros de Ian Flemming: Para alimentar nossas fantasias de garotos grandes.

Nota: 9,3 (1º lugar, junto com GOLDENEYE, numa comparação normalizada entre todos os outros filmes de 007 - Ver post inicial comparativo)

-x-

GUIA DOS EXTRAS DO BLU-RAY:

*COMENTÁRIOS: 1-Sir Roger Moore / 2-Lewis Gilbert, Ken Adam, Chris Wood, Michael G. Wilson
*BONUS
   FINALMENTE LIBERADO: DOS ARQUIVOS SECRETOS DO MI6
     * 007 no Egito (06:12 min)
     * Roger Moore fala sobre James Bond (04:31 min)
     * Na locação, com Ken Adam (05:55 min)
     * Dedicação 007 - Especial original de 1977 (01:10)
     * Fuga de Atlantis: Storyboard (02:20 min)
     * Créditos
   DOSSIÊ DA MISSÃO
     * Por dentro de THE SPY WHO LOVED ME (40:41 min)
     * Locações exóticas
     * KEN ADAM: DESENHANDO BOND (21:42 min)
   MINISTÉRIO DA PROPAGANDA
     * ARQUIVOS DE CINEMA, TV E RÁDIO
   BANCO DE IMAGENS