quinta-feira, 3 de abril de 2014

RESENHA: O EXTERMINADOR DO FUTURO - A SALVAÇÃO - 2009

CLIQUE PARA DAR ZOOM NOS DETALHES

O EXTERMINADOR DO FUTURO - A SALVAÇÃO - TERMINATOR SALVATION - 2009

SINOPSE:
Pouco antes do Dia do Julgamento, quando a terra é devastada pelo ataque das máquinas rebeladas, Marcus, um prisioneiro condenado a morte por assassinato doa seu corpo para a ciência.

Desse modo, a empresa Cyberdine, que um dia causaria a guerra contra as máquinas, usa o corpo doado para experiências cibernéticas secretas.



Com o passar dos anos, quando a raça humana, já dizimada, luta pela sobrevivência num mundo dominado por máquinas assassinas, o líder John Connor, que vimos garoto em "EXTERMINADOR DO FUTURO 2 - O DIA DO JULGAMENTO", tenta encontrar Kyle Reese (seu pai, conforme vimos no primeiro filme, "EXTERMINADOR DO FUTURO", para realizar um plano ousado contra a rebelião das máquinas.

Ele junta forças com Kyle e o ex prisioneiro Marcus para sabotar a Cyberdine, agora uma fábrica de mortíferas máquinas exterminadoras de homens.

-x-

Quarto filme, até que razoável da celebrada saga dos exterminadores, iniciada pelo grande cineasta James Cameron.

Apesar de muitos torcerem o nariz para esse filme, ele tem algumas qualidades. O que não podemos é compará-lo com os outros, principalmente os dois primeiros, verdadeiras obras primas.



O interessante na temática desse episódio é vermos como John Connor conhece seu futuro pai, Kyle Reese, ainda jovem, que ele por esses anos todos esperou encontrar, orientado pelas mensagens gravadas de sua falecida mãe, Sarah Connor, a heroína dos dois primeiros episódios.
MOTO EXTERMINADORA É UMA IDEIA MUITO MANEIRA!

Nesse quarto episódio, vemos também como John assume o comando da resistência humana na guerra contra a Skynet.

Interessante também é vermos a parceira de John, Kate Connor, que conhecemos no episódio 3 "EXTERMINADOR DO FUTURO 3 - A REBELIÃO DAS MÁQUINAS" como Kate Brewster, a filha do militar que iniciou a produção dos primeiros exterminadores.



Tecnicamente falando, o filme não deixa a desejar, pois é rico em soluções convincentes para diversas passagens fantásticas. Os efeitos especiais são de primeira, e especialmente um deles VAI causar uma grande surpresa, certamente. Não vou contar aqui.


SENSAÇÃO TOTAL, VER A FÁBRICA DOS EXTERMINADORES

Agora aguardo ansiosamente o QUINTO e o SEXTO filme da série, atualmente em produção, e todos com o ARNALDÃO!!!!! Pena que James Cameron parece estar fora...

Nota 6

RESENHA: O EXTERMINADOR DO FUTURO 3 - A REBELIÃO DAS MÁQUINAS - 2003

CAPA DO DVD - CLIQUE PARA ZOOM NOS DETALHES

O EXTERMINADOR DO FUTURO 3 - A REBELIÃO DAS MÁQUINAS - TERMINATOR 3 - RISE OF THE MACHINES - 2003

SINOPSE:
John Connor (Nick Stahl) vaga anonimamente, sobrevivendo com pequenos trabalhos, evitando ser localizado pelas máquinas do futuro, enquanto aguarda os próximos acontecimentos referente a algum sinal de hecatombe nuclear e a revolta das máquinas que ele aprendeu a temer desde os acontecimentos dos dois primeiros filmes.


T-X & T-800

Enquanto isso, um robô em formato de mulher, de nome T-X (Kristanna Loken, lindíssima!) , chega do futuro para eliminar diversos futuros membros importantes da resistência humana, já que não conseguiram matar Jonh até o momento. De quebra, ela simplesmente infecta toda a internet, lançando assim as bases da futura rede maligna pró-máquinas: a Skynet.

O problema é que o destino de John se cruza com um dos alvos, sua futura mulher Kate Brewster (Claire Danes), e a única salvação, como sempre até agora, é um outro robô, modelo T800 (Arnold Schwarzenegger) programado pela resistência do futuro, e enviado a tempo para evitar a matança ao máximo.



Para "surpresa" da bela T-X, ela localiza o alvo primário, John, e uma acirrada perseguição inicia-se, enquanto faltam poucas horas para o início da hecatombe nuclear que mudará o mundo para sempre, dando enorme vantagens ás máquinas.

Mesmo em fuga desesperada, John, Kate e o modelo protetor, T-101 vão tentar destruir a central da Skynet, para quem sabe, salvar milhões da morte certa.

-x-

Eficientíssima continuação da saga dos exterminadores, iniciadas com duas verdadeiras obras primas, feitas pelo visionário James Cameron.

Se proclamando um grande fã da saga, o diretor Jonathan Mostow realiza o que ele mesmo gostaria de ver na tela, e devo confessar que eu também gostei muito do resultado.



Nunca entendi os argumentos de quem não gostou do filme. A história é boa, os atores são ótimos, a ação é ininterrupta, e muito bem feita, os combates são espetaculares e muito bem feitos, com os mais modernos efeitos especiais.


T-X, MAIS PODEROSA, POSSUI VANTAGENS SOBRE O T-800

O filme é "pau dentro" o tempo todo, e tudo justificado pela história, com momentos de porradarias homéricas entre os robôs. Prato cheio para os amantes de filmes de ação.

Devo dizer que a cena da perseguição pelas ruas da cidade, com aquele reboque de mais de cem toneladas praticamente pondo a cidade abaixo, é um dos grandes momentos do cinema de ação de todos os tempos! Eu simplesmente deliro naquela sequência. São "cinco minutos mágicos"...

Eu digo isso, pois somente víamos tal tipo de ação explícita em revistas em quadrinhos, e agora temos a sorte de poder ver em fotorrealismo total. Um deleite para os olhos do fã.


A ELETRIZANTE SEQUÊNCIA DA PERSEGUIÇÃO DO GUINDASTE DESTRUINDO TUDO E MAIS UM POUCO

Para ver e rever por todo o sempre, pois respeitou a saga e merece dela fazer parte.

Nota 8

RESENHA:O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 - O DIA DO JULGAMENTO - 1991

BLU-RAY SKYNET EDITION - UMA GRANDE EDIÇÃO. CLIQUE PARA ZOOM

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 - O DIA DO JULGAMENTO - TERMINATOR 2 - THE JUDGEMENT DAY - 1991

SINOPSE:
Sarah Connor (Linda Hamilton), internada num manicômio, revive o pesadelo do exterminador, quando outro robô (Robert Patrick), um T-100 de metal líquido transmorfo, mais avançado e mais mortífero ainda, vem do futuro para eliminar seu filho adolescente, John Connor (Edward Furlong), futuro líder da resistência humana na guerra contra as máquinas.

Um outro ciborgue, o antigo modelo do filme anterior T800 (Arnold Schwarzenegger) é enviado pelo John Connor do futuro para evitar a matança e consequentemente salvar a espécie humana.

VIAJANTE DO TEMPO

Em meio ao conflito, Sarah, John e o T800 tentam destruir todos os dados referente ao chip do exterminador eliminado no primeiro filme.

Esse chip é a tecnologia futurista que acelera o processo de dominação das máquinas no futuro, por isso o empenho para eliminar todos os dados sobre ele, antes do dia do julgamento final em 29 de agosto de 1997, que é quando haverá uma deflagração nuclear generalizada, eliminando quase toda a raça humana, provocada pela Skynet, que é a nossa internet com consciência adquirida.


T-800 EM ENDOESQUELETO

O confronto entre os ciborgues será implacável e violento, causando muita destruição e mortes pela cidade afora.

-x-

Obra-prima de James Cameron, conseguiu a proeza de fazer uma continuação melhor que o filme original, o que parecia impossível.

O filme é quase um remake, mas bastante melhorado, agora que Cameron reuniu condições financeiras ideais, possibilitando assim, uma excelente amarração com o primeiro filme.


RESGATE QUASE IMPOSSÍVEL!

O filme tem um número incomum de cenas antológicas, todas primorosamente concebidas para montar uma obra simplesmente perfeita!

A história é muito bem bolada, e evita absurdos e erros comuns a filmes de ficção-científica, ainda mais envolvendo viagens no tempo.


DETONAÇÃO TERMONUCLEAR

Mesmo que um expectador desavisado assista ao filme sem entender ou gostar de histórias complexas de ficção-científica, ele ficará preso à poltrona pela quantidade generosa de cenas de ação e pirotecnia.

James Cameron colocou o máximo de peripécias possíveis num filme sem cair no exagero, apesar que as cenas em si, cada uma delas, são em sua maioria "over", para deleite dos fãs do cinema de ação.




Os efeitos digitais, caríssimos na época, ainda hoje se sustentam, não entregando em nada a idade de um filme de 1991.

Considero definitiva, a versão estendida do blu-ray, onde muitas cenas relevantes são acrescentadas ao filme, aumentando sua duração em 16 minutos (oba!).


T-1000 MANDANDO BALA!

Nessas cenas extras, vemos Sarah sendo espancada por dois auxiliares médicos, forçando-a a tomar remédio "sossega-leão", vemos também Sarah sonhando/delirando com Kyle Reese, seu grande amor, e pai de John, além de várias cenas a mais de diálogos entre os personagens. 

Mas, uma cena em especial, precisa ser desbloqueada no blu-ray, que é tipo "What if", uma cena de um final alternativo de uns 4 minutos, que invalidaria o terceiro filme da série. Para assistir, digite data do dia do julgamento (29/08/97) no formato inglês: 82997.


T-1000 EXTERMINANDO

Aliás, a versão "Skynet Edition" do blu-ray é uma celebrada edição, recheada de extras, um dos melhores bds já editados, que os fãs guardam em cofres.

NOTA: 11

RESENHA: O EXTERMINADOR DO FUTURO - 1984

LANÇAMENTO DA CAIXA COM OS QUATRO FILMES EM EDIÇÃO BLU-RAY

O EXTERMINADOR DO FUTURO - TERMINATOR - 1984

SINOPSE:
Um robô assassino disfarçado de humano (Arnold Schwarzenegger), é enviado do futuro para eliminar Sarah Connor (Linda Hamilton), futura mãe de John Connor, um líder importante da resistência na guerra contra as máquinas dominantes.

A própria resistência, desesperadamente e a todo custo, envia Kyle Reese (Michael Biehn), um soldado humano para tentar sabotar a missão do robô exterminador e salvar Sarah.


CAPA DO DVD. CLIQUE PARA ZOOM NOS DETALHES

Tendo que escapar da polícia e ainda convencer a própria Sarah daquela história absurda, Kyle precisa lutar contra o impossível.

A partir daí, uma perseguição em forma de pesadelo sem fim tem início, já que o robô é praticamente indestrutível, E NÃO VAI PARAR!

-x-

Um de meus filmes favoritos de todos os tempos! Já vi e revi incontáveis vezes nesses 30 anos desde que ele foi lançado.

Considero um filme perfeito, para todos os gostos.
É para quem só quer saber de ação? Tem aos montes: tiroteios, matanças e sangue para todos os gostos, além de bastante suspense. É para quem curte Ficção Científica? Tem um bom argumento, inteligente e bem amarrado.


O HERÓI KYLE REESE E SARAH CONNOR, MÃE DA RESISTÊNCIA HUMANA

É para quem curte sub-textos e outras complexidades? Podem se esbaldar nos paradoxos temporais, na ideia que rede mundial e os computadores causarão o fim da humanidade, etc.

Antes do TERMINATOR, eu não me lembro de nenhum filme em que o clima fosse tão pesado, como um pesadelo angustiante e desesperançoso.

A música de Brad Fiedel, ajuda bastante a formar esse clima obscuro, com seus tons metálicos e batidas cardíacas sintetizadas.


CIBORGUE EXTERMINADOR MODELO T-800

Aquele final, onde praticamente vivemos o pesadelo contínuo de nunca conseguir se livrar do perigo, é quase doloroso de assistir.

Acho que foi o primeiro filme que explorou esse estilo de enganar a platéia com "vários finais" falsos, artifício que passou a ser copiado por muitos filmes seguintes.


UM FUTURO TENEBROSO, ONDE PESSOAS SÃO IMPLACAVELMENTE CAÇADAS COMO RATOS

O filme usa o tema do futuro pessimista, como Blade Runner, Matrix ou Robocop, onde perdemos o controle de nossa própria criação, chegando ao ponto dessa criação adquirir consciência própria e nos considerar obsoletos. 

Apesar de tudo, James Cameron, roteirista e criador da história, permeia toda a trama com um fio de esperança, onde os personagens continuam bastante íntegros em meio ao caos e desespero.


MENSAGEM PARA O FUTURO

O personagem Kyle Reese foi muito bem montado, e é tocante o quanto James Cameron quis mostrar que mesmo tendo vivido uma vida de privações e muito sofrimento, num futuro violento e miserável, Kyle se mostra super gentil e atencioso, numa doçura contrastante com seus momentos de atitude agressiva. Um herói completo...

Interessante ver nos extras do disco que chegaram a ser filmadas cenas de um plano da Sarah para sabotar a empresa de computadores Cyberdine, futura causadora do desastre humano, mas ficaram fora do filme.

Anos depois, na sequência, TERMINATOR 2, vemos essa cena sem imaginar que Cameron já a tinha tentado inserir no primeiro filme.


T-800 EM AÇÃO

Vemos também nos extras que o chip do robô é recuperado, mas a cena também não vai para a montagem final... Só sabemos disso em TERMINATOR 2, quando a empresa se beneficia da tecnologia futurista.

NOTA: 10