segunda-feira, 5 de maio de 2014

RESENHA:02-1963-MOSCOU CONTRA 007 - FROM RUSSIA WITH LOVE

CLIQUE PARA ZOOM NO CARTAZ

02-1963-MOSCOU CONTRA 007 - FROM RUSSIA WITH LOVE
Diretor: Terence Young
Ator: Sean Connery

SINOPSE:
O agente James Bond (Sean Connery) ajuda a uma bela espiã russa, Tatiana Romanova (Daniela Bianchi) a recuperar o dispositivo decifrador Lector, somente para cair numa armadilha mortal.

-x-

Segundo filme da série, onde o formato "007" se define de vez, sendo repetido daí em diante por todos os filmes da franquia, inclusive com a adoção de um prólogo, seguido da abertura do cano da arma (gunbarrel) e da música.


BOND E Q
Aparece também o simpático Desmond Llewelyn, como o futuro Q, mas nesse início, chamado apenas Boothroyd.

É talvez o episódio mais sério de todos, com elementos de espionagem bastante realistas.


ROBERT SHAW, O ETERNO ASSASSINO RED GRANT
A já clássica luta no trem com o assassino russo Red Grant (Robert Shaw, parrudíssimo) é normalmente a favorita, e a mais citada, numa coreografia bem violenta, uma sensação na época.

A Bond Girl é uma das mais belas da franquia, a italiana Daniela Bianchi, interpretando uma russa, não dá para tirar os olhos da beldade.


A BELÍSSIMA ITALIANINHA DANIELA BIANCHI, FINGINDO SER RUSSA COM 007


DANIELA BIANCHI, FAZENDO CHARMINHO PARA BOND, O SORTUDO!

Nos extras do disco, conhecemos a triste história do ator mexicano que fez Kerin Bey, Pedro Armendariz, que logo no início da produção, recebeu um diagnóstico fatal de câncer nos rins.

Aparentemente, Armendariz foi vítima da radiação de testes nucleares americanos, quando gravava em 1954, SANGUE DE BÁRBAROS (THE CONQUEROR-1956), com John Wayne.

Várias pessoas envolvidas na gravação teriam desenvolvido câncer, inclusive John Wayne. Existe polêmica até hoje quanto ao fato.

Desesperado para deixar seu pagamento para a família, Armendariz pede, e a produção concede, o favor de filmar logo suas cenas, mesmo que apressando a construção de alguns sets.


007 COM ARMENDARIZ, O ETERNO KERIM BEY, MORTO DURANTE A PRODUÇÃO DO FILME.
O pobre ator, veterano de dezenas de filmes, consegue suportar dores horríveis enquanto filmava, e o espectador atento percebe que ele chega a mancar em algumas cenas, heroicamente terminando seu trabalho, somente ficando algumas cenas para um dublê.

Internado sob fortes sedativos, ele leva uma arma escondida para o hospital, onde tira a própria vida, preferindo não sofrer por tanto tempo até morrer do mesmo jeito. Uma tragédia!


TATIANA ROMANOVA SENDO ASSEDIADA DE LEVE PELA VILÃ ROSA KLEBB

O filme fez bastante sucesso, e no conjunto, é um dos favoritos do fã mais hardcore, das antigas, mas para o atual, é um pouco "parado demais"

NOTA: 6,9 (16º lugar, junto com SKYFALL, numa comparação normalizada entre todos os outros filmes de 007 - Ver post inicial comparativo)

-X-

GUIA DOS EXTRAS DO BLU-RAY:
Pesquisando na web, senti falta de um resumo do que vem de extras realmente nos blu-rays. O que vi por aí, resume demais, deixando a desejar.

Tem extras especiais, da série em geral, que bem que poderia estar em disco à parte, mas resolveram misturar nos 23 discos, junto com os extras do filme.

Por exemplo, se quero rever aquele extra especial sobre as armas de Bond, ou dos carros, ou das Bond-girls, tenho que ficar colocando os mais de vinte discos, procurando loucamente.

Resolvi eu mesmo fazer o serviço e mostrar os detalhes, marcando o caminho das pedras em cor diferenciada.

*COMENTÁRIOS: Terence Young & Membros da produção e elenco
*BONUS
   FINALMENTE LIBERADO: DOS ARQUIVOS SECRETOS DO MI6
     * Ian Fleming: A Entrevista Para a CBC (7:42 min) - Ao ar logo após a sua morte.
     * Ian Fleming & Raymond Chandler (5:11 min) - Entrev. p/rádio, com fotos. Sobre a frieza de 007.
     * Ian Fleming sobre a Desert Island Discs (5:12 min) - Entrev.p/rádio sobre vida profiss. e como surgiu a criação de 007.
     * Sequência animada de storyboard: The Boat Chase.
     * Créditos (The MI6 Vault)
   CONTROLE DA MISSÃO DE 007
     * 007 / BOND GIRS / ALIADOS / VILÕES / DEP. Q / LOCAÇÕES
   DOSSIÊ DA MISSÃO
     * POR DENTRO DE MOSCOU CONTRA 007 (35:45 min)
     * HARRY SALTZMAN: SHOWMAN (26:42 min)
   MINISTÉRIO DA PROPAGANDA
     * ARQUIVOS DE CINEMA, TV E RÁDIO
   BANCO DE IMAGENS