segunda-feira, 16 de setembro de 2013

RESENHA: VIKINGS, OS CONQUISTADORES


VIKINGS, OS CONQUISTADORES - THE VIKINGS
EUA, 1958
Dir: Richard Fleisher
Com Kirk Douglas, Tony Curtis, Janet Leigh, Frank Thring

SINOPSE:
Após um ataque Viking aos saxões, uma nobre é engravidada pelo chefe Ragnar (Ernest Borgnine).

Anos depois, o menino já adulto Eric (Tony Curtis) precisa enfrentar seu irmão Viking Einar (Kirk Douglas), disputando entre batalhas o amor de uma mesma mulher, a princesa Morgana (Janet Leigh)

-x-
TONY CURTIS É DANNY WILDE, ERR... QUER DIZER... É ERIC, O VIKING.

Famosa história nórdica, já filmada diversas vezes, algumas passaram bastante nos cinemas brasileiro nos anos 70, como a versão italiana "Eric, o Viking" com Giuliano Gemma, cujo trailer vi muitas vezes, junto com os filmes do "Maciste" (um tipo de Hércules), tudo épico spaghetti.

Afinal, a versão americana é muito boa, com um roteiro reto, e bastante ação numa produção razoável, resultando em surpresa para mim, que por anos a fio fiquei sem assisti-lo, e agora digo que gostei do que vi. Valeu meu filho Ariel ter insistido.

Os personagens de Borgnine e Douglas são bastante divertidos, encarnando o espírito guerreiro e baderneiro dos beberrões invasores.

As lutas são bem violentas e criativas, além de bem dirigidas.

O assalto Viking ao castelo inglês no final é muito empolgante, recheado de boas cenas de guerra. O fã de batalhas antigas vai adorar.

Curiosidade: Kirk Douglas e Tony Curtis trabalhariam juntos e também lutando em Spartacus (1960) de Kubrick.

Nota 7

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"

RESENHA: HITCHCOCK

CLIQUE NA IMAGEM PARA DAR ZOOM

HITCHCOCK
Biografia, Drama
Eua - 2012
Dir. Sacha Gervasi
Com Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Jessica Biel, James D´arcy

SINOPSE:
Alfred Hitchcock, consagrado mestre do suspense, tenta vender seu próximo filme aos estúdios, mas tem dificuldades devido ao estilo sanguinolento do livro em que se baseia, "Psicose", onde um psicótico assassino e enrustido homossexual se traveste da própria mãe, mantida morta numa cadeira.

Paralelamente, Hitchcock suspeita que sua adorada esposa, Alma, o esteja traindo, e sua saúde fraqueja, afetando o andamento do filme.

-x-

Para mim, fã de carteirinha do Hitchcock, o filme é perfeito, por recriar um grande momento da vida do velho mestre.

Achei muito legal ver os bastidores de um dos filmes mais famosos da história do cinema, Psicose, e ainda por cima, ver como surgiram as primeiras idéias, como foi decidido o tema, como escolheram os artistas, como Alma foi importante para a vida de Hitchcock.

É divertido ver (pimenta no dos outros...) o desespero de Hitchcock, quando passa a suspeitar das saídas de Alma com o chinfrim escritor Witfield Cook (Danny Huston).

Legal o filme mostrar que sem Alma, teríamos um Psicose diferente, e quem sabe quantos filmes mais ficaram diferentes também (para melhor), graças às suas intervenções.

Saborosas citações permeiam o filme, e é preciso ficar antenado o tempo todo.
ESSE NÃO PODE SER ANTHONY HOPKINS: MAS É!!!
Aliás, falando dos atores... G-E-N-I-A-L a caracterização de Anthony Hopkins, irreconhecível, como o velho e gordo Hitchcock. Oscar nele!

Também arrasa a sempre eficiente Helen Mirren, a qual sou fã de longa data. Ela passa sinceridade em tudo que faz. Grande atriz!
AS DUAS BELDADES JESSICA BIEL E SCARLETT JOHANSSON NA PRÉ-ESTRÉIA DO FILME

Preciso deixar claro que Scarlett Johansson é uma Janet Leigh MUUUITO mais gostosa! Dá de dez! Ou seja: ficou boa demais da conta! Até mesmo a normalmente boazuda Jessica Biel é eclipsada pela Scarlett.

Mas o que mais impressiona é James D´arcy caracterizado como o falecido Antony Perkins: PERFEITO! O rosto, os modos, os trejeitos... Ressuscitaram o cara! Ficou melhor que a caracterização do Hitchcock de Hopkins! Pena que aparece pouco!
AS BELDADES E O FANTASMA, DIGO, JAMES D´ARCY COMO ANTHONY PERKINS

Após os letreiros, uma pequena surpresa (eu sabia!) para os fãs do mestre do suspense.

Ai, ai! Deu a maior vontade de resenhar logo meus favoritos do Hitch. Preciso revê-los:

Os Pássaros, Janela Indiscreta, Psicose, O Homem Que Sabia Demais, Festim Diabólico, Frenesi, Um Corpo que Cai, Disque M Para Matar, Pacto Sinistro... Todos maravilhosos, todos aulas de cinema!

Nota 7

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"