quarta-feira, 28 de agosto de 2013

RESENHA: STAR TREK ALÉM DA ESCURIDÃO


STAR TREK - ALÉM DA ESCURIDÃO - INTO THE DARKNESS
Ficçã Científica, Ação, Aventura
Dir. J.J. Abrams
EUA - 2013
Com Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Benedict Cumberbatch

SINOPSE:
Após um atentado à cúpula da frota, em São Francisco, em que morre entre outros, o Capitão Pike, um revoltado Capitão Kirk é incumbido de encontrar e eliminar o poderoso terrorista, que aparentemente agiu sozinho.

Assim antes de sua famosa missão exploratória de cinco anos, a lendária nave Enterprise e seus tripulantes precisam cumprir ordens militares.

-x-

Eficiente como filme de ação e ficção-científica, esse décimo segundo exemplar da franquia STAR TREK consegue manter a atenção, tanto dos fans veteranos (ainda que meio ressabiados pelo estilo non-stop) quanto do expectador mais jovem, e ainda não iniciado nesse universo espacial futurista, criado pelo genial Gene Roddenberry.
QUANDO VAI PARAR DE CHOVER NA HORTA DO CAP. KIRK?
Eu gostei do filme, mas estou me adaptando a passos largos das diferenças. Cada fã da antiga tem seu "filtro" e o meu, por exemplo, implica desde o filme de 2009 com a nova ENTERPRISE, que ficou muito diferente, mas acho que já me acostumei.

Não curto tanto o personagem Spock (Zachary Quinto, ótimo) ser mais "emocional" que o antigo, mas eu fantasio que é porque ele ainda é muito jovem, e seu lado humano suplanta o lado Vulcano, frio e racional. 

Acho que tudo bem que o diretor Abrahan não queria enfrentar as firulas que enfrentaria se mantivesse a linha temporal original, e optasse por essa "realidade alternativa" mais cômoda para criar novas sagas, tanto nos longas-metragens quanto nas possíveis séries futuras.

Só achei que pegaram pesado em por exemplo, na versão de 2009, ao EXPLODIREM O PLANETA VULCANO! Achei muita ousadia! É certamente cortar possibilidades, e isso não é prudente fazer.

NOTA 7

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"


RESENHA: TITANIC


TITANIC
EUA - 1997
Amor, Drama, Aventura
Diretor - James Cameron
Com Leonardo di Caprio, Kate Winslet, Billy Zane, Katy Bates,

SINOPSE:
O ano é 1912, e o gigantesco navio de cruzeiro TITANIC vai inaugurar sua viagem de Southampton, Inglaterra, para a distante América  lotado com mais de 2000 pessoas.

Entre elas, acompanhamos Jack (Leonardo di Caprio), um joão ninguém e Rose (Kate Winslet), noiva de um poderoso magnata, que se conhecem e se apaixonam durante o terrível acidente histórico em que o navio se choca com um iceberg e em poucas horas, afunda, matando mais de 1500 passageiros!

-x-

É quase inenarrável falar dessa aventura da vida real, desse drama assombroso de tons apocalípticos, bastante assustador.

Titanic é um filmaço! Todos precisam assistir essa odisseia através do amor e do desespero, essa parábola da vida real, que é em resumo amar e viver brevemente, sem mais alternativas.

Só por essa obra, James Cameron, escritor e diretor, já se sagraria gênio inconteste, mas ele já nos deu várias outras provas disso, com seus Exterminadores e Avatares.

Sou fã de carteirinha do cara, e assisto a tudo que ele faz.

Titanic é portentoso! Tão portentoso quanto ao que realmente aconteceu. Tudo foi pesquisado minuciosamente e reconstituído primorosamente para a tela do cinema.

A produção não poupou esforços, tanto na reconstituição exata de época quanto ao ressuscitamento do lendário navio, mostrado em tantos detalhes que até esquecemos que ele não existe mais. 

Conseguiram até que a mesma empresa que fez os luxuosos tapetes na época, fabricassem os mesmos modelos! É muita perfeição!
O REALISMO É IMPRESSIONANTE! CLIQUE NA FIGURA PARA DAR ZOOM.
Nunca mais outro filme sobre naufrágio será feito com tanto gigantismo: É IMPOSSÍVEL! Está para acontecer algo assim tão significativo em qualquer um dos sete mares! Talvez em outra era, ou em outro planeta...

É engraçado ver pessoas imaturas, geralmente homens, que detestam o filme, mas não explicam direito o porquê, deixando óbvio que o foco é alguma aversão a histórias de amor ou ao ator Leonardo di Caprio. Freud Explica. Eu prefiro ficar apreciando a bela Kate Winslet

Nota 10

Curiosidade: Em abril de 2012 o magnata da mineração Clive Palmer anunciou o projeto "Titanic II" que seria o "navio comandante" de sua empresa "Blue Star Line" , o navio foi projetado pela empresa "Deltamarin" , a construção do navio começara em 2013 no estaleiro "CSC Jinling Shipyard" na China , sua viagem inaugural esta prevista para o final de 2016 , de Southampton para New York , como o navio original
Fonte: Wikkipedia

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"

RESENHA: O MESTRE DOS MARES - O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO


O MESTRE DOS MARES - O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO / MASTER AND COMMANDER - THE FAR SIDE OF THE WORLD 
Aventura, Ação, Drama
Diretor: Peter Weir
País: EUA - 2003
Com Russel Crowe, Paul Bettany, Billy Boyd, Max Pirkis

Em 1805, o navio inglês HMS Surprise sob o comando do capitão Jack Aubrey, "o sortudo" (Russel Crowe) é surpreendido num nevoeiro pelo poderoso navio da frota napoleônica, Acheron, que o bombardeia até a quase destruição, escapando por um fio.

Em acaloradas discussões com seu amigo, o naturalista a la Dawin, Stephen Maturin (Paul Bettany), Audrey tenta superar seu conflito de manter a perseguição ao imbatível Acheron, arriscando mais vidas, ou engolir o orgulho e admitir sua derrota e fugir.

Enquanto isso, as duas magníficas embarcações singram através de dois mares, em um duelo também psicológico.

-x-

O filme combina os enredos de dois dos 20 livros escritos pelo romancista  inglês Patrick O'Brian.

Sua obra é maravilhosamente detalhada quanto ao assunto naval e sua acuidade ao descrever a época e as missões é bastante elogiada pelos fãs.

Um bom filme de batalhas navais antigas, muito bem realizado, com combates impressionantes e realistas, graças aos bons efeitos especiais.

O personagem de Paul Bettany, o naturalista Stephen Maturin é o meu favorito, e é claramente inspirado em Charles Darwin e suas viagens de estudo à bordo do famoso navio Beagle, que o levou a escrever A Origem das Espécies, desenvolvendo assim a Teoria da Evolução.

Paul fez tão bem o naturalista, que, anos depois, no filme CRIAÇÃO (CREATION) de 2009, termina "praticamente repetindo" o papel de Maturin, ao representar o próprio Charles Darwin, numa atuação memorável.

Nota 7

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"

RESENHA: OS BRUTOS TAMBÉM AMAM - SHANE


OS BRUTOS TAMBÉM AMAM - SHANE
Faroeste
Dir. George Stevens
EUA - 1953
Com Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin, Brandon de Wilde, Jack Palance

SINOPSE:
Um cavaleiro solitário, vindo de longe, chega a um lugarejo, e é abrigado por uma família de agricultores.

Logo a seguir se envolve na disputa de terras local, em que um velho colono, o chefão local, usa capangas para assustar as famílias, expulsando-as aos poucos.

Ele chega a contratar um pistoleiro profissional, e o clima esquenta mais ainda, para as pobres famílias.

Shane parece esconder um segredo de seu passado que afeta suas ações. Teria sido ele também um pistoleiro? É o que dá a entender.

É inevitável a rota de colisão entre os dois lados da disputa.

-x-

Para mim, o melhor faroeste já feito! Digo isso pois, em uma metragem até mediana, não tem nem duas horas, a obra retrata muito bem toda a mitologia básica do velho oeste.

O diretor, George Stevens, para mim é um dos melhores criadores de clima. Vide sua outra obra prima ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (GIANT-1956). Um mestre!

Temos o cavaleiro misterioso, os colonos, a criação de gado, um chefão e seus capangas, a clássica briga de bar (a melhor!), o romance impossível, o duelo final... e tudo bem engendrado num roteiro "direto ao assunto", fazendo com que o filme seja bastante prazeroso de se assistir, muitas e muitas vezes. Eu mesmo já vi tanto que perdi a conta.

O personagem do menino Joey (Brandon de Wilde), filho do casal de fazendeiros é um achado, e praticamente vemos o desenrolar de tudo pelo seu ponto de vista.

Ele é simplesmente fascinado por Shane, considerando-o um grande herói, da mesma categoria que seu pai Joe (Van Heflin, o eterno Athos do clássico OS TRÊS MOSQUETEIROS de 1948).
SHAAAAANE!
É um ator muito bom para sua idade, e transmite algo bastante emocionante, que é justamente seu ponto de vista, lógico e inocente ao mesmo tempo, que muito me toca sempre que assisto. Freud explica.

Somente agora, ao escrever essa resenha é que soube que ele morreu muito jovem, em 1972, aos 30 anos, num acidente de trânsito, a la James Dean.

Nota 10

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"