sexta-feira, 12 de outubro de 2012

RESENHA: KEN PARKER 01 - VINGANÇA/RIFLE COMPRIDO


SINOPSE:
Ken Parker, um caçador de peles de Montana e também guia do exército, perde o irmão caçula, que é escalpelado durante um assalto. Inicia-se assim uma caçada aos cruéis bandoleiros. Nesse interim, Ken conhece alguns amigos novos no Forte Browning, tudo isso em meio à guerra contra tribos de índios hostis.

-x-

Uma boa estréia, onde o herói nos é apresentado como "gente boa", mas também bastante duro e disposto a tudo, quando necessário.

O que eu mais apreciei de cara no personagem Ken Parker é que ele é "sem pose". Não tem o jeito machão do típico herói dos westerns.
Giancarlo Berardi se esmera em nos mostrar um cara comum, que podia até ser um leitor comum dos tempos de hoje, porém com um grande caráter.


"Bom, mas não tolo", ele explode quando é preciso e nos brinda com uma ação mais intensa do que o normal, já que sempre é surpreendente quando um homem comum age heroicamente.

Apenas estranhamos o jeito desgrenhado e barbudo, como se fosse um herói velho, mas logo acostumamos ao visual incomum.

Uma leitura para não esquecer, e que fica com um gosto de "quero mais", daí ser um bom começo de uma série.

Nota 10

COLEÇÃO KEN PARKER

Depois de mais de 30 anos, resolvi voltar a ler meu gibi favorito: KEN PARKER. Tudo porque AGORA que eu consegui completar a coleção clássica (de 1 a 59-62 + especiais).

Início da história:
Eu tinha uns 16 anos (hoje tenho 48) quando li o primeiro Ken Parker. Era a edição CAÇADA NO MAR, que vi numa banca de jornal, e logo comprei por causa da capa remetendo a uma aventura tipo Mobby Dick, que eu sempre fui fã. Ainda mais que era algo diferente! Faroeste e baleias?

E o melhor de tudo é que o cara não posava de herói. Era um homem comum, e seu único "poder" era a retidão de caráter.

A-D-O-R-E-I a história, e logo procurei os primeiros números nas bancas-sebo, completando assim meu início de coleção. Daí pra frente era só ir comprando todo mês.

Mas foi uma coleção atribulada, pois vários amigos sistematicamente me cercavam e levavam todos os meses para ler emprestado, rabiscando e amassando, fazendo com que hoje em dia seu estado seja tão deplorável.

Ainda por cima, no meio da coleção, eu PERDI TUDO, pois meu pai fez o favor de vender tudo num sebo!!!!
Sorte que eu agi rápido, e no mesmo dia corri pela cidade, localizando e comprando tudo de volta!!!


O fato é que a coleção nunca foi até o final (número 59), pois a Editora Vecchi faliu! Ficando eu muitos anos sem saber o que houve, se havia mais histórias ou não... horrível não haver internet naqueles tempos... Só sei que parou no 53.

Vários anos depois, esbarrei numa banca com o lançamento da BEST NEWS continuando a história!!! ALEGRIA TOTAL!!! KEN PARKER VOLTOU!!!

Ledo engano... a alegria só durou 2 números, e nosso herói SUMIU do mapa de novo. E lá se vão mais alguns anos...
Eu já tinha deixado pra lá... só sabia que iria para sempre reler meus adorados 55 exemplares épicos.

Um dia, um amigo do trabalho foi numa feira de gibis e comprou para mim a edição especial com uma ótima história em aquarela colorida!!! E ainda tinha mais uma história em preto e branco! E tudo em tamanho grande, com papel especial! COISA MAIS LINDA! Eu mal pude acreditar (Obrigado, Ronaldo)

Fiquei uns meses antenado, rodando pelas livrarias e bancas, mas nada pude constatar sobre possíveis lançamentos "Kenparkeanos".
Larguei mão de novo. E assim se passaram mais alguns anos...

Um dia, vi numa livraria a reedição da TAPEJARA (TENDÊNCIA), em tamanho grande, original da Itália. Era começando do 1 de novo, e ERA MEIO CARO!!! Não comprei, pois estava meio ruim do bolso. Resolvi ficar olhando de tempos em tempos até chegar os números que eu não tinha e comprar só esses... Só que terminei perdendo-os, e só muito mais tarde foi que descobri que acabava no 59, e que tinha outras edições especiais que eu tinha perdido também... TRISTEZA TOTAL... larguei mão de novo. Quem sabe vou achando nos sebos como eu fazia com BLUEBERRY, ASTERIX e MORTADELO E SALAMINHO?

Um dia finalmente, outra série do Ken foi lançada com histórias inéditas em formatinho, pela editora Mythos, e assim adquiri mais 18 deles...

Foi para mim um renascimento dos bons tempos, comprando periodicamente, mas durou pouco...

Enfim, achei na internet alguns scans virtuais que eu não tinha.
E vi vendendo os 4 números finais que eu NUNCA TINHA LIDO, finalizando a saga inicial clássica até o 59.

Fiz meu pedido na COMIX, pedindo de novo o número 1 em formatão TAPEJARA, mais o 56, 57 58 e 59, além do UM PRÍNCIPE PARA NORMA, considerado praticamente o 60 da saga.

Assim, entre meus clássicos gibis já velhinhos e rasgadinhos, entre os novos formatinhos, entre minha nova aquisição em formatões, mais os virtuais que baixei, EU ACHO QUE AGORA TENHO TODOS OS KEN PARKERS QUE JÁ SAÍRAM EM PORTUGUÊS!!! FINALMENTE!!!!

Agora, feliz da vida, resolvi ler tudo desde o início... resisti bravamente a querer ler os 4 últimos para mim ainda inéditos, mais os especiais também nunca lidos.

Chegou a hora, e estou nas nuvens... BERARDI NA VEIA...
Acho que até vou fazer resenhas...
AGOSTO/2011

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "ken parker"

LISTA DE 10 LIVROS FAVORITOS (Que são 12)


01-A Interpretação dos Sonhos
Sigmund Freud
Primeiro uma viagem para o universo interior... Acho que todos devem conhecer os mecanismos da estrutura da mente. Depois de ler, nunca mais seremos os mesmos. UMA OLHADA POR DEBAIXO DE NOSSAS PRÓPRIAS CAMADAS...
02-A História da Filosofia
Will Durant
Que odisséia pelas idéias!!! Arrebatador! Conhecer a mente desses sábios nos encanta e emociona. Will Durant sozinho pode ensinar o principal da filosofia humana nesse resumo maravilhoso. Voltaire, Nietzshe, Shoppenhauer, Spinoza... EU PASSEI A AMAR ESSA GENTE.
03-O Mundo Assombrado Pelos Demômios
Carl Sagan
Agora uma viagem pela cegueira humana. Perto de sua morte, um pessimista Carl Sagan faz desfilar perante nossos incrédulos olhos o pior e o melhor da mente humana. Sua transbordante cultura e ponto de vista nos atingem em vários níveis, nos tornando mais conscientes do ser genial e animal que somos
04-Os Sertões
Euclides da Cunha
De tirar o fôlego! Talvez o melhor livro de aventuras que eu tenha lido. O pior é que é um relato fiel. Nenhum filme ou novela chegou a 1% da poderosa história da restistência e destruição de Canudos. Pena que o português seja dificílimo, tornando a maioria das pessoas distantes do livro.
05-A Volta do Gato Preto
Érico Veríssimo
Genial, divertido, genial, divertido, genial, divertido, genial... e por vai.
Simplesmente inesquecível a maneira como esse cara escreve o que aconteceu com ele enquanto morava nos Estados Unidos, no período em que ele dava aulas. Adorável os diálogos dele com ele mesmo. Para ler e reler.
06-Náufragos, Traficantes e Degredados
Eduardo Bueno
Nossas origens brasileiras. Simplesmente uma máquina do tempo é o que nos proprorciona o genialíssimo Eduardo Bueno. Nãopara parar de ler depois que começa.
Uma overdose de história cultural.
07-O Fogo Sagrado
Michael Collins
Uma epopéia emocionante! Praticamente o diário do primeiro pouso à lua. Um vislumbre do potencial do homem, encontrando paralelo nos feitos da ODISSÉIA.
08-Cosmos
Carl Sagan
Como o seriado dos anos 80, uma aula sobre nós e o universo que nos rodeia. Informação e diversão em linguagem poética. O texto genial de Carl Sagan emociona mais do que informa, e isso não é dizer pouco.
09-Grandes Exploradores
Seleções do Readers Digest
Nossa! Quase sem fôlego, quando acabei de ler, pareceu que tinha acabado de assistir uma maratona de uns 20 filmes de aventuras (Indiana Jones perde). Uma overdose de ação, história e adrenalina EM RELATOS REAIS, com boa documentação (datas, mapas, etc)
É um resumo da odisséia humana pelos pólos, pela lua, pelos desertos e mares nunca dantes navegados. UM ESPETÁCULO QUE VOU SEMPRE RELER ATÉ MORRER.
Para quem gosta de aventuras épicas.
10-O Fim da Infância
Arthur C. Clarke
Uma jóia, uma verdadeira obra prima do bom velhinho A.C.Clarke. Para muitos, seu melhor livro. É instigante o mistério que se abate sobre a humanidade na forma de visitantes alienígenas. Escrito nos anos 50 se não me engano, até hoje provoca impacto, apesar de copiado em filmes e seriados de cinema, mas sua sutileza ninguém captou ainda, a não ser Carl Sagan em Contato.
LINDO DE MORRER!!!! ASSUSTADOR E FILOSÓFICO.
11-2001, Uma Odisséia no Espaço
Arthur C. Clarke
O MAIS MAIS de todos os tempos, em termos de Ficção Científica. Uma obra imperdível que nos arrebata para o passado, para o futuro e para dento de nós mesmos. Simplesmente inenarrável. E isso vale para o filme.
12-Deus, Um Delírio
Richard Dawkins
Um livro que eu gostaria de ter escrito! Muito incisivo, e realmente nos convence porque devemos ser ateus.
O autor, apesar de declaradamente agressivo com o assunto, explica o porque de não ter de usar luvas de pelica. Ele argumenta com brilhantismo que não tem porque a religião se apropriar do verniz de respeitável e inquestionável. DEVEMOS SIM CRITICAR O QUE ELA TEM DE RUIM (Quase tudo afinal). Quem deu poder à religião de poder falar mal de tudo que não seja dela? INCRÍVEL QUE POR EXEMPLO EVANGÉLICOS JULGAM CATÓLICOS DESTINADOS AO INFERNO!!!!
Em saborosos capítulos que simplesmente NÃO DÁ PRA PARAR DE LER, chegamos no final imbuídos da verdade óbvia de que o homem só piorou quando adotou crendices como filosofia de vida, mas MUITO MAIS PARA APRESENTAR UM VERNIZ DE DECÊNCIA do que por filosofia mesmo.
TER MAIS DE 95% DE RELIGIOSOS ENTRE NÓS É UMA VERGONHA PARA UMA RAÇA DITA INTELIGENTE, porém, no horizonte vejo vestígios de perdão para essa massa, já que ninguém tem tanta culpa assim de ser “histérico”.

Para ler somente postagens filtradas com Listas, por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "LISTAS"

RESENHA: BLUEBERRY 01 - FORTE NAVAJO

Álbum 01 - Fort Navajo (Charlier e Giraud / 1965)

Sinopse:
Na região do Arizona, próximo à fronteira do Novo México, um menino é sequestrado durante um massacre pelos índios, deixando um clima de guerra iminente.

Logo o Tenente Blueberry se vê lutando para evitar mais massacres ainda, pois descobre que não são os Apaches os autores das atrocidades, e sim um grupo mexicano de Mescalleros disfarçados de índios.

O exército, comandado por oficiais na maioria truculentos e racistas, logo se prepara para a violenta e definitiva ofensiva, contra o povo indígena inocente, dando muito pouco tempo para que Blueberry e seus amigos possam agir para evitar um genocídio.

-x-

Nessa aventura inicial, a primeira de um arco que vai até o número 6, logo conhecemos o bom caráter do Tenente Blueberry, que apesar de jogador, beberrão e da aparência relaxada, é um verdadeiro herói, que realmente se preocupa com a justiça e tende a agir pondo a própria vida em risco, valendo-se para isso de sua incomum inteligência e agudeza de espírito, sua principal vantagem num mundo de brutalidade e violência.

Vários personagens interessantes ajudam a compor uma trama muito bem amarrada.

Alguns amigos de Blueberry, como Craig e Crowe, ambos também tenentes, são também valorosos e heróicos tanto quanto ele, e são também decisivos no desenrolar da história.

Os personagens índios também são muito bem construídos, sem estereótipos irreais e baratos, tudo sempre respeitando a inteligência do leitor.

Quando terminamos de ler, o registro é de uma grande aventura indistinta dos grandes filmes do gênero. Um clássico!


NOTA: 09

Para ler somente postagens filtradas com BLUEBERRY, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "blueberry"

LEIA: ISTO PODE MUDAR SUA VIDA

Se pudesse viver várias vidas, voce aceitaria? Sim? Então é fácil: Basta desenvolver o hábito de ler.

A leitura frequente possibilita um poderoso crescimento em experiências que ficarão para sempre em suas memórias. Quem vive lendo, não precisa passar por tantas situações na vida real, pois a leitura nos familiariza com todas as situações possíveis, que são finitas, mas ninguém vive todas elas.

Assim, quem sempre lê, desenvolve prodigiosa vida interior e uma enorme sabedoria, fazendo com que o leitor deixe logo de ser apenas mais um igual a todos na massa uniforme.

Seja sábio: LEIA!

Ler faz TODA a diferença!

COMPARTILHAR É PRECISO

Como disse Einstein, nem todas as experiências de vida são evidentes a todos.

Concluo em cima disso que PRECISAMOS COMPARTILHAR o que aprendemos e achamos importante.

Escrevamos mais livros, relatos, blogs, conversemos mais, DEBATAMOS MUITO, etc...
Para mim, por exemplo, deveria ser normal ao sentarmos num ônibus ao lado de alguém, em vez de puxar assunto falando sobre o tempo, perguntemos "o que tem para compartilhar?" - Assim mesmo, como se fosse um grupo em terapia.

A humanidade como um todo agradeceria se tivéssemos esse costume.
A vida melhora enormemente em qualidade quanto mais aprendemos, e nos sentimos irmanados a todos.

Como bem disse ARTUR DA TÁVOLA "NÃO EXISTE SOLIDÃO PARA QUEM TEM VIDA INTERIOR"

NERD OU ESPONJA?

Eu, como representante ativo dos "malucos", gosto de ficar "namorando" idéias por algum tempo. Quando me fixo numa delas, fico meio que tomado pela sua grandeza, ou beleza, e me entrego totalmente. Tenho várias "fases", e acontece muito com livros, músicas, filmes ou seriados.

Atualmente, por exemplo, estou numa longa fase de vídeos e seriados, isso devido a querer curtir as novas tecnologias de tv hd e blu-rays, mas já tive fases longas de games para computador, quando cada era tinha suas novidades, tipo adventures, tomb raiders e carmagedons da vida.

No mundo da leitura, acabei de passar uma era inteira de quadrinhos, pois reli toda a coleção Ken Parker, já que enfim adquiri os que faltavam depois de séculos de busca.

Já tive fases de Filosofia, onde aprendi a amar Voltaire, Spinoza, Schoppenhauer, Kant e Nietzsche, tive fase de Ficção Científica, com muito Arthur C. Clarke, Carl Sagan e Isaac Asimov, fases histórica com Eduardo Bueno e todos os seus ótimos livros.

Mas agora acho que passou a fase "analógica", pois por causa de meu primeiro smartphone, fiquei anos na fase de e-books e das redes sociais, principalmente twitter. Agora amenizou um pouco, mas todo dia ainda acesso twitter, facebook, etc...

Agora estou iniciando uma nova e longa fase de livros e quadrinhos digitais, pois adquiri um tablet com essa intenção, já que é bem mais confortável ler numa tela de 10 polegadas e em alta definição. Esse é o futuro.

Sou uma esponja louca de absorção de cultura, e sinto uma compulsão enorme de dividir tudo o que achei importante com todos. Adoro fazer listas e resenhas, e pretendo na medida do possível escrevê-las aqui nesse blog.

Leio sobre tudo insanamente, assisto a filmes constantemente, navego insistentemente, e como o blogueiro Cardoso, não mantenho foco algum, tudo para satisfazer minha sede infinita. Sede esta que nada mais é do que aproveitar a vida de forma desmedida, colhendo tudo de bom que a espécie humana criou e cultivou.

Eu acredito que um dia seremos salvos pela cultura, já que tudo que sempre nos afligiu veio da ignorância, da falta do saber...

Para mim é natural gostar de saber do mundo que o cerca, e apesar de me divertir com o termo "NERD", prefiro achar que sou apenas um cara estudioso, que gosta de viver antenado e lúcido.

Lembro de uma frase lapidar que vi na web:

"EU NÃO SOU NERD, VOCÊ É QUE É BURRO!"

Mas, enfim, vestindo a camisa, no conhecido gráfico nerd da figura acima, marquei uma estrela vermelha onde me sinto melhor situado na categoria, afinal não acho que nerd seja pejorativo.

VÔO CULTURAL



Criei esse blog porque sinto falta de um espaço para meus assuntos "diversos", já que no meu outro, o  www.secularista.com, posto somente assuntos mais sérios, geralmente referentes a filosofia, religião e pensamentos afins.
Agora me sinto livre para resenhar minhas impressões sobre filmes, livros, hq, etc, além de discorrer sobre tudo que me vier à cabeça, ah, e também publicar minhas listas.
Sou meio fissurado em fazer listas, e adoro isso. Faço listas sobre tudo. É como se eu precisasse registrar, deixar escrito tudo o que acho realmente importante na minha vida.
De muitas maneiras, quem ler os dois blogs vai me conhecer profundamente, já que registro meus dois "polos", o "sério" no Secularista e o lúdico e crítico aqui nesse novo.
Imagino que a coisa toda está mais para ser uma espécie de "vôo cultural" registrado por alguém que muito admira toda a produção imaginativa da raça humana. Sou um viciado em absorvê-la, já que sozinho jamais conseguiria obter tantas impressões e tanto prazer de viver.