sexta-feira, 12 de outubro de 2012

COLEÇÃO KEN PARKER

Depois de mais de 30 anos, resolvi voltar a ler meu gibi favorito: KEN PARKER. Tudo porque AGORA que eu consegui completar a coleção clássica (de 1 a 59-62 + especiais).

Início da história:
Eu tinha uns 16 anos (hoje tenho 48) quando li o primeiro Ken Parker. Era a edição CAÇADA NO MAR, que vi numa banca de jornal, e logo comprei por causa da capa remetendo a uma aventura tipo Mobby Dick, que eu sempre fui fã. Ainda mais que era algo diferente! Faroeste e baleias?

E o melhor de tudo é que o cara não posava de herói. Era um homem comum, e seu único "poder" era a retidão de caráter.

A-D-O-R-E-I a história, e logo procurei os primeiros números nas bancas-sebo, completando assim meu início de coleção. Daí pra frente era só ir comprando todo mês.

Mas foi uma coleção atribulada, pois vários amigos sistematicamente me cercavam e levavam todos os meses para ler emprestado, rabiscando e amassando, fazendo com que hoje em dia seu estado seja tão deplorável.

Ainda por cima, no meio da coleção, eu PERDI TUDO, pois meu pai fez o favor de vender tudo num sebo!!!!
Sorte que eu agi rápido, e no mesmo dia corri pela cidade, localizando e comprando tudo de volta!!!


O fato é que a coleção nunca foi até o final (número 59), pois a Editora Vecchi faliu! Ficando eu muitos anos sem saber o que houve, se havia mais histórias ou não... horrível não haver internet naqueles tempos... Só sei que parou no 53.

Vários anos depois, esbarrei numa banca com o lançamento da BEST NEWS continuando a história!!! ALEGRIA TOTAL!!! KEN PARKER VOLTOU!!!

Ledo engano... a alegria só durou 2 números, e nosso herói SUMIU do mapa de novo. E lá se vão mais alguns anos...
Eu já tinha deixado pra lá... só sabia que iria para sempre reler meus adorados 55 exemplares épicos.

Um dia, um amigo do trabalho foi numa feira de gibis e comprou para mim a edição especial com uma ótima história em aquarela colorida!!! E ainda tinha mais uma história em preto e branco! E tudo em tamanho grande, com papel especial! COISA MAIS LINDA! Eu mal pude acreditar (Obrigado, Ronaldo)

Fiquei uns meses antenado, rodando pelas livrarias e bancas, mas nada pude constatar sobre possíveis lançamentos "Kenparkeanos".
Larguei mão de novo. E assim se passaram mais alguns anos...

Um dia, vi numa livraria a reedição da TAPEJARA (TENDÊNCIA), em tamanho grande, original da Itália. Era começando do 1 de novo, e ERA MEIO CARO!!! Não comprei, pois estava meio ruim do bolso. Resolvi ficar olhando de tempos em tempos até chegar os números que eu não tinha e comprar só esses... Só que terminei perdendo-os, e só muito mais tarde foi que descobri que acabava no 59, e que tinha outras edições especiais que eu tinha perdido também... TRISTEZA TOTAL... larguei mão de novo. Quem sabe vou achando nos sebos como eu fazia com BLUEBERRY, ASTERIX e MORTADELO E SALAMINHO?

Um dia finalmente, outra série do Ken foi lançada com histórias inéditas em formatinho, pela editora Mythos, e assim adquiri mais 18 deles...

Foi para mim um renascimento dos bons tempos, comprando periodicamente, mas durou pouco...

Enfim, achei na internet alguns scans virtuais que eu não tinha.
E vi vendendo os 4 números finais que eu NUNCA TINHA LIDO, finalizando a saga inicial clássica até o 59.

Fiz meu pedido na COMIX, pedindo de novo o número 1 em formatão TAPEJARA, mais o 56, 57 58 e 59, além do UM PRÍNCIPE PARA NORMA, considerado praticamente o 60 da saga.

Assim, entre meus clássicos gibis já velhinhos e rasgadinhos, entre os novos formatinhos, entre minha nova aquisição em formatões, mais os virtuais que baixei, EU ACHO QUE AGORA TENHO TODOS OS KEN PARKERS QUE JÁ SAÍRAM EM PORTUGUÊS!!! FINALMENTE!!!!

Agora, feliz da vida, resolvi ler tudo desde o início... resisti bravamente a querer ler os 4 últimos para mim ainda inéditos, mais os especiais também nunca lidos.

Chegou a hora, e estou nas nuvens... BERARDI NA VEIA...
Acho que até vou fazer resenhas...
AGOSTO/2011

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "ken parker"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.