terça-feira, 6 de agosto de 2013

RESENHA: BASTARDOS INGLÓRIOS


BASTARDOS INGLÓRIOS - INGLORIOUS BASTERDS
Guerra, Aventura

País: EUA, Alemanha - 2004
Diretor: Quentin Tarantino
Com: Brad Pitt, Christoph Waltz, Mélanie Laurent, Michael Fassbender,

Diane Kruger, Eli Roth

Sinopse:
Na França ocupada da segunda guerra, após escapar de um massacre em
que toda sua família é morta, a jovem judia Shosanna ajuda a preparar uma vingança contra a alta cúpula nazista.

Para isso, monta-se uma rede de colaboradores, incluindo um violento grupo de voluntários assassinos, com o plano de trancar e queimar os tais líderes numa seção de cinema, entre eles, o próprio Hitler!

-x-

Meio que uma refilmagem da versão dos anos 70, de mesmo nome do diretor italiano Enzo Castellari, que faz uma ponta rápida.

A versão antiga, apesar de gastar bastante, dando até ares de produção acima da média, é voltada apenas para cenas de ação quase que do tipo "vale o primeiro take".


Nessa nova versão, uma penca de bons atores é o que temos no elenco desse ótimo filme! Tarantino é sem igual mesmo, e com seu estilo peculiar, vai nos guiando nessa história muito violenta, mas ao mesmo tempo divertida.

Temos também um dos melhores vilões já feitos para a tela, com o
premiado Christoph Waltz, no papel do caçador de judeus Hans. Ele está impagável, e é divertidíssimo ver seus maneirismos e maquinações.

Ao mesmo tempo diabólico e afável, o personagem se revela perigoso ao extremo, já que parece dotado de uma inteligência incomum, aliado a um instinto sherlockiano.

Brad Pitt está ótimo também, e eu não consigo olhar para aquela cara que ele faz o filme todo, sem morrer de rir. E o sotaque sulista-caipira, então? Ainda mais tentando falar italiano!?! É hilário demais!

E ainda tem a deutch-louraça Diane Kruger! Quem pode esquecer a
belíssima Helena de Tróia que a alemãzinha fez em 2004?

Tarantino é ótimo em montar "cenas perfeitas", e temos várias delas aqui, bastante saborosas.

Pra começar, temos a abertura. Começa como quem não quer nada, mas logo a tensão se instaura! Somos apresentados ao vilão Hans e ao poder nazista de destruir famílias. O filme já decola! (Au revoir, Shosanna!)

Temos logo em seguida a cena da apresentação do grupo dos soldados "bastardos", e como eles tratam dos nazistas, trucidando-os implacavelmente.
 
Gosto muito também da longa cena do bar, que acontece um mix de
emoções, de engraçadas a tensas, com direito a um tiroteio violentíssimo, que cai como um meteoro na tela, quase espatifando-a. Um massacre que só mesmo a mente semidoentia de Tarantino poderia compor daquela maneira.

E o final, eu não posso revelar! Senão perde a graça! Não gosto de dar "Spoiler". Só digo que é apoteótico e vai levar uns séculos para esquecer...

Nota 8

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Tarantino por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"