sábado, 5 de outubro de 2013

RESENHA: TEMPO DE GLÓRIA - GLORY


TEMPO DE GLÓRIA - GLORY
EUA - 1989
DIRETOR: EDWARD ZWICK
COM Matthew Broderik, Morgan Freeman, Denzel Washington, Cary Elwes, Jihmi Kennedy

SINOPSE
O jovem coronel Robert Gould Shaw se aceita a incumbência de treinar o primeiro regimento voluntário formado somente por homens negros, em plena guerra civil americana: O 54º de Massachusets.

-x-

Um dos melhores, senão o melhor filme sobre a guerra de Secessão americana.

O filme mostra as dificuldades causadas pela hipocrisia e racismo que passa o coronel e os soldados durante seu treinamento.

Eram negados, de início, até as botinas, e para conseguirem o uniforme azul foi preciso brigar contra os próprios superiores.

No fundo, todos achavam que essa companhia seria somente para constar, e que jamais lutariam no front, limitando-se apenas a serviços braçais.

Com muito empenho e orgulho, o coronel Shaw consegue enfim, uma missão, que apesar de perigosíssima, iria calar a boca de quem duvidava daqueles bravos guerreiros.


O elenco é muito bom mesmo, com destaque para Morgan Freeman, sempre perfeito, Andre Braugher, como o soldado que por ser culto e amigo de infância do coronel, termina sofrendo mais que os outros, inclusive preconceito dos próprios soldados negros.

Também temos o ótimo Jihmi Kennedy, que faz o soldado gago Jupiter Sharts, de personalidade cativante e inesquecível.

E não podemos esquecer de um jovem e rebelde Denzel Washington, como sempre arrebentando na atuação e o também não menos eficiente Matthew Broderick, como o seríssimo coronel, num papel atípico em sua carreira, normalmente composta por papéis mais leves, como o lendário Ferris Buller em "Curtindo a Vida Adoidado".

O ataque final ao Fort Wagner é bastante empolgante, como todas as batalhas do filme, e o diretor Edward Zwick (que também fez o excelente "O Último Samurai") consegue impor um efeito dramático, coisa de estilo talvez, diferente do que normalmente vemos em outros filmes.

Nota 8

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada. Se clicar em Darwin, lerá outros posts sobre ele..."