segunda-feira, 11 de março de 2013

RESENHA: KEN PARKER 79 - UM SOPRO DE LIBERDADE



Argumento e Roteiro: G.Berardi
Desenhos: Ivo Milazzo
SINOPSE:
Preso numa violenta prisão, Ken se defende com bravura, de início se saindo bem, devido à sua experiência em muitos combates passados, mas em consequência, é preso na solitária, onde presencia um covarde massacre de um preso fujão, perpetrado por guardas extremamente maus.


Inicia-se assim, aos poucos um clima de revolta contra os sádicos guardas, que agiam sem a aprovação do diretor do presídio.

Repórteres visitam o presídio, e esse é considerado o momento para a explosão da rebelião, quando até a esposa e a filha do diretor viram reféns.

Ken Parker se torna o porta-voz dos presos, e tenta desesperadamente evitar que mais sangue seja derramado.

Mas a situação é feia! Muito feia! Principamente porque nem todos os envolvidos são razoáveis, e o tom imposto por Berardi é de realismo...

-X-

Voltamos aqui ao "presente" do que acontece com Ken, fora de seus contos, e o vemos cumprindo sua pena pelo antigo assassinato de um covarde policial, no episódio 58, "Greve".

O clima do presídio é angustiante, e a violência, impressionante.

Os guardas realmente são monstros humanos, e tratam os homens presos como lixo, situação aparentemente comum em histórias de prisão.

Diversos personagens interessantes desfilam pelo roteiro, como a esposa adúltera do diretor, e sua espevitada filha.

Vários prisioneiros também compõem várias personagens importantes para a trama, nessa história dividida aqui no Brasil em dois volumes (Mythos 15 e 16), sendo criado para a segunda parte o título "Revolta na Penitenciária".

Nota 10


Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "Ken Parker"

RESENHA: KEN PARKER 78 - AS TRILHAS DO CÉU


SINOPSE:
O filho de Ken Parker, Teddy Parker, foge de casa em busca do pai. No caminho, entre suas aventuras, vamos
acompanhando sua leitura do novo conto escrito por Ken.

Nesse conto, vemos como Ken se envolve num massacre de índios inocentes, culpados de roubos que não cometeram.

-X-

É o preâmbulo do número 84, "As aventuras de Teddy Parker", nunca publicada no Brasil.

Aqui temos mais uma vez, duas histórias muito bem intercaladas. Primeiro, vemos Teddy fugindo de seus pais, numa corrida
desenfreada entre Boston e Nova York pela via férrea.

No caminho, ele encontra estímulo nas histórias publicadas do pai, onde vemos o que Ken andou fazendo, como caindo em golpe "boa noite cinderela", e caçando um grupo de índios ladrões e assassinos que aterrorizam a região.

Nesse episódio, vemos Ken sofrendo bastante ao presenciar um massacre horrível de uma família índia confundida com perigosos.

Minha formação cética precisa inquirir: O Elemento místico no final do conto, indicaria um floreio dramático do estilo do Ken escritor, ou aquilo aconteceu mesmo e é do estilo de Berardi?

Nota 9

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "Ken Parker"