terça-feira, 23 de julho de 2013

RESENHA WW2: 41 - THE PACIFIC 08 – IWO JIMA


THE PACIFIC 08 – IWO JIMA

SINOPSE:

John Basilone se enjoa de vender bônus de guerra, e pede para se realistar. Assim, ganha seu próprio pelotão de novatos para treino.
 
Nesse meio tempo, namora e se casa, partindo para a feroz batalha na ilha de Iwo Jima com seus homens treinados.

A coisa realmente é feia! É nessa hora que uma produção dessas é bem vinda para que tenhamos noção da grandeza da selvageria que foram batalhas desse tipo.

-x-

Uma bela “love story” em meio ao caos da guerra. Quem diria que Basilone se casaria tão rápido, depois de tantas aventuras?

O combate em Iwo Jima fica mais para o final, porém é retratado de maneira intensa.

Nota 8

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 40 - CARTAS DE IWO JIMA




CARTAS DE IWO JIMA

SINOPSE:
Soldados japoneses se preparam para a invasão dos americanos na ilha de Iwo Jima. Entre muita privação trabalho estafante, eles leem e escrevem cartas, que hoje em dia são documentos históricos.

Inicia-se assim uma das mais violentas tomadas da região do pacífico.


-x-

Um dos melhores filmes que já vi. Como pode num mesmo filme caber tanta violência e tanta humanidade ao mesmo tempo?

Na verdade, “Cartas de Iwo Jima” é a continuação de “A Conquista da Honra”, que o diretor Clint Eastwood filmou simultaneamente.

Vemos aqui a guerra pela visão dos japoneses, o que desmistifica bastante a ideia amplamente divulgada da famosa selvageria nipônica, como se eles fossem todos pouco mais que animais.

É impressionante a falta de condições dos japoneses, que lutavam no peito e na raça, já ao final da guerra.

Assustador e belo do início ao fim, o filme intercala lirismo com sangue, humanidade e explosões, enquanto o espectador atarantado rumina o que diabos afinal somos nós, humanos?

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 39 - A CONSQUISTA DA HONRA


A CONSQUISTA DA HONRA

SINOPSE:
Após a violentíssima e longa batalha na ilha de Iwo Jima, a mídia americana usa os sobreviventes que hastearam a bandeira na famosa cena do monte Suribachi para divulgação e angariar fundos de guerra.

Acompanhamos assim o tormento do soldado de ascendência índia Ira, que não se conforma em ser paparicado como herói, enquanto não consegue se esquecer do trauma de perder tantos amigos.

-x-

Continuação do magnífico “Cartas de Iwo Jima”, onde além dos horrores da guerra, vemos os efeitos posteriores.

O filme segue um outro ritmo, mostrando vários flashbacks para que possamos entender o dilema e sofrimento dos rapazes que hastearam a bandeira de vitória na famigerada ilha.

Nota 8


Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 38 - BAND OF BROTHERS 08 – A ÚLTIMA PATRULHA


BAND OF BROTHERS 08 – A ÚLTIMA PATRULHA

SINOPSE:
A Easy Company recebe a incumbência de capturar prisioneiros alemães para que sejam feitos interrogatórios.

É necessário atravessar um rio, e enfrentar um fogo intenso, numa missão de utilidade questionável. Valeria à pena arriscar mais mortes para que haja algumas capturas?

-x-             

Um dos melhores episódios da série, o capítulo mostra a chegada de novatos e os preparativos para a perigosa missão.

Aqui vemos que Winters não é tão certinho como pensávamos, e toma decisões fora do protocolo, mas corretas.

Nota 10
 
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 37 - BAND OF BROTHERS 07 – PONTO DE RUPTURA


BAND OF BROTHERS 07 – PONTO DE RUPTURA

SINOPSE:
Continuando a batalha da região das Ardenas, a Easy  Company inicia a tomada de Foy. O combate é violento, e as perdas são grandes.

-x-

É nesse episódio que vemos o Tenente Compton desabar de vez. Como os diálogos mostram, ele aguentou tudo o que os nazistas jogaram em cima dele, mas não aguentou ver o que fizeram como seus amigos. Algo dentro dele ruiu, e é bastante  tocante a representação do ator.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 36 - BAND OF BROTHERS 06 – BASTOGNE


BAND OF BROTHERS 06 – BASTOGNE

SINOPSE:

Várias companhias ficam cercadas em Bastogne, na Bélgica, pelos nazistas, sendo assediadas pelo frio, bombas e a falta de comida e equipamentos, que pelo nevoeiro eram descarregados de paraquedas aos alemães, por engano.

-x-

Um pesadelo sem fim, onde, pela perspectiva do médico, vemos os homens serem dizimados pelo fogo inimigo, num dos piores cercos, numa das piores condições. Entrou para a história como  O Cerco de Bastogne, uma das mais sofridas resistências da Batalha das Ardenas, que culminou com a providencial ajuda do exército do General Patton, definindo de vez a questão, se bem que a heroica 101ª Divisão Aerotransportada não admitia que precisavam de ajuda.

Nota 9
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 35 - PATTON, REBELDE OU HEROI?


PATTON, REBELDE OU HEROI? - PATTON

SINOPSE:
Enfim indo realizar seu sonho de participar de uma guerra e fazer história, o controverso e polêmico general Patton assume as tropas aliadas em Marrocos, confrontando o general alemão Rommel. Mas seu objetivo mesmo é tomar Berlim antes que o inglês general Montgomery o faça.

-x-

É um filmaço! Diz ao que veio, quanto a mostrar a tempestiva personalidade de Patton, que é um líder típico, com ideias megalomaníacas, sempre se achando certo nas mais diversas questões, mas com seu mérito por tomar iniciativas importantes.

Chega quase a ser comédia, quando sua faceta de falar de mais é explorada por diversas vezes, quando ele cria um incidente internacional atrás do outro. O cara realmente não sossega.

Apesar de abranger milhares de batalhas durante suas campanhas pela África e pela Europa, o filme não mostra muitas batalhas, mas as poucas que ele enfoca são bem intensas e convincentes.

A produção é soberba, lembrando o estilo do grande diretor David Lean (A Ponte do Rio Kwai, Lawrence da Arábia, etc.) com excelentes direção de arte, fotografia e figurinos de época.

O ótimo roteiro é de Francis Ford Copolla, e sustentaria o filme mesmo que ele fosse barato.

Nota 9

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 34 - RED TAILS


RED TAILS

SINOPSE:
Apesar do preconceito, é criado um grupo de aviadores negros na segunda guerra mundial para efetuar missões na Itália, entre elas, proteger bombardeiros em ataques à Alemanha.

-x-

A história é interessante e chega a empolgar, já que os aviadores negros, extremamente habilidosos, precisam provar que cor da pela não influencia em nada.

Ótimos personagens, alguns divertidos, outros mais rebeldes, conduzem bem a trama, incluindo uma breve “love story”. E Pelo menos três grandes cenas de ação aérea de extrema beleza plástica.

Para quem gosta de combates aéreos como eu, esse filme tem algumas das mais belas sequências já realizadas sobre o assunto. Todo o poder da computação gráfica, sob os auspícios de George Lucas, enfim chegou a um filme de aviação da segunda guerra.

Pena que na cena de abertura, tenham colocado legendas sobre a guerra entre os aviões.
Eu simplesmente babo com esses combates!!!
De qualquer forma, é muito gratificante ver aquelas maravilhas voadoras, hoje lendárias.

Miniaturas, pra que te quero... 

Nota 6

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 33 - THE PACIFIC 07 - PELELIU HILLS


THE PACIFIC 07 - PELELIU HILLS

SINOPSE:

A tomada das montanhas da ilha de Peleliu, em toda a sua feiura e total falta de necessidade, entre cadáveres mutilados podres, moscas, e um inimigo enlouquecido que não se entregava preferindo morrer, inclusive em ataques noturnos, que impediram por semanas os homens de dormir

-x-

“A montanha dos mil olhos”: Assim Sledge descrevia  as montanhas a serem conquistadas em Peleliu. Na verdade era um recife de coral que veio à superfície por vulcanismo a milhares, senão milhões de anos, e com certeza, é o pior lugar para se travar um combate.

Por muitos anos, os japoneses prepararam centenas de cavernas interligadas, e se entocaram para resistir ao inimigo.

Após a tomada do aeroporto, o tormento continuava para os bravos soldados, ao ter que continuar lutando em condições tão inumanas.

O lugar era tão bom para se proteger e tão intrincado, que levou mais de um ano depois do fim da guerra, para que um oficial japonês conseguisse convencer a uns 30 soldados a saírem de lá e se renderem.

Na batalha em Peleliu, morreram tantos soldados quanto no dia D, na Normandia, mas como foi uma tomada em vão, graças a um erro de estratégia do almirante Nimitz, a história foi pouco divulgada pela sua extrema e degradante inutilidade.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 32 - THE PACIFIC 06 - PELELIU AIRFIELD

THE PACIFIC 06 - PELELIU AIRFIELD

SINOPSE:

Após um inacreditável desembarque em Peleliu, em desvantagem estratégica e numérica, os heroicos e assustados soldados americanos precisam atravessar vasta área descoberta, debaixo de tiros e explosões, para tomar o aeroporto dos japoneses.

-x-

Impressionante reconstituição de um momento insano da história da segunda grande guerra, quando nada influencia mais a sobrevivência do que a pura sorte.

Esse avanço pelo aeroporto foi relatado unanimemente pelos sobreviventes como o momento mais assustador de toda a guerra.

Uma total carnificina, que se não mata fisicamente, mata mentalmente.
Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 31 - THE PACIFIC 05 – PELELIU LANDING


THE PACIFIC 05 – PELELIU LANDING

SINOPSE:
Enquanto John Basilone atravessa os Estados Unidos patrocinando bônus de guerra, Sledge chega à remota e desolada ilha de Pavuvu, onde encontra seu velho amigo Sidey.

Inicia-se então o espantoso desembarque às praias da ilha de Peleliu, onde a proporção de inimigos japoneses era no início de 3 para 1, já que nos primeiros dias, cerca de 3 mil aliados desembarcaram, e eram recebidos por cerca de 11 mil furiosos soldados japoneses. Um massacre inenarrável.

-x-

O inexperiente soldado Sledge finalmente se vê diante dos horrores da guerra. Ele escreve um proibido diário numa bíblia, e o que vemos junto a ele é a liberação de uma tremenda mistura selvagem
 de tiros, explosões, mutilações, calor de quase 50 graus e desespero, num dos mais difíceis desembarques da história.

Nota 10
 
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 30 - O EXPRESSO DE VON RYAN


O EXPRESSO DE VON RYAN

SINOPSE:

Na segunda guerra mundial, num campo de prisioneiros da Itália recém-derrotada, um grupo de militares ingleses e americanos são transferidos de trem para a Alemanha, quando resolvem efetivar uma fuga, desviando a viagem para a Suíça.

-x-

Bom filme, com a curiosidade de termos como herói o cantor Frank Sinatra.

O argumento é interessante, já que temos poucos filmes ambientados na Itália da segunda guerra.

As situações são bem resolvidas, e tem boa dose de suspense e ação, com especial atenção á batalha final, na ponte.

Nota 6
 Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 29 - LABAREDAS DO INFERNO


LABAREDAS DO INFERNO - THE DAM BUSTERS

SINOPSE:
Engenheiro dedica-se a desenvolver uma bomba especial para destruir as três barragens que sustentam a máquina de guerra alemã. Além dos testes, ele precisa convencer ao governo que financiem o projeto.

-x-

Interessante filme, com algum tom de documentário, já que aparentemente algumas imagens dos testes das bombas são reais.

Muito legal ver o desenvolvimento passo a passo, os erros, os recomeços... a ciência como ela é.


O final do filme, tem uma bem montada cena onde aviões bombardeiam as represas bem protegidas dos nazistas, cena que aparentemente inspirou George Lucas anos mais tarde ao realizar Star Wars, de tão semelhantes que são.

Nota 6
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"

RESENHA WW2: 28 - A BRIGADA DO DIABO


THE DEVILS BRIGADE

SINOPSE:

Dois grupos de soldados, um meio que rebeldes e outro bem treinados, porém estrangeiros, precisam se unir para tomar uma montanha repleta de soldados alemães.

-x-

Espécie de pré-versão de “Os 12 Condenados”, em que o foco é a união de um grupo de cascas grossas de diferentes temperamentos que aprendem a se respeitar enquanto precisam cumprir uma perigosa missão contra um grupo nazista.

Filme bastante divertido, principalmente pela variedade de conflitos engraçados entre tantos homens brigões.

É muito divertido ver a rivalidade estabelecida quando chegam os canadenses de saia tipo escocesa, porém durões.

A longa cena final de invasão à posição alemã é bastante movimentada e em clima dos antigos filmes de aventura.

Nota 7
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2"