sábado, 5 de outubro de 2013

RESENHA: TEMPO DE GLÓRIA - GLORY


TEMPO DE GLÓRIA - GLORY
EUA - 1989
DIRETOR: EDWARD ZWICK
COM Matthew Broderik, Morgan Freeman, Denzel Washington, Cary Elwes, Jihmi Kennedy

SINOPSE
O jovem coronel Robert Gould Shaw se aceita a incumbência de treinar o primeiro regimento voluntário formado somente por homens negros, em plena guerra civil americana: O 54º de Massachusets.

-x-

Um dos melhores, senão o melhor filme sobre a guerra de Secessão americana.

O filme mostra as dificuldades causadas pela hipocrisia e racismo que passa o coronel e os soldados durante seu treinamento.

Eram negados, de início, até as botinas, e para conseguirem o uniforme azul foi preciso brigar contra os próprios superiores.

No fundo, todos achavam que essa companhia seria somente para constar, e que jamais lutariam no front, limitando-se apenas a serviços braçais.

Com muito empenho e orgulho, o coronel Shaw consegue enfim, uma missão, que apesar de perigosíssima, iria calar a boca de quem duvidava daqueles bravos guerreiros.


O elenco é muito bom mesmo, com destaque para Morgan Freeman, sempre perfeito, Andre Braugher, como o soldado que por ser culto e amigo de infância do coronel, termina sofrendo mais que os outros, inclusive preconceito dos próprios soldados negros.

Também temos o ótimo Jihmi Kennedy, que faz o soldado gago Jupiter Sharts, de personalidade cativante e inesquecível.

E não podemos esquecer de um jovem e rebelde Denzel Washington, como sempre arrebentando na atuação e o também não menos eficiente Matthew Broderick, como o seríssimo coronel, num papel atípico em sua carreira, normalmente composta por papéis mais leves, como o lendário Ferris Buller em "Curtindo a Vida Adoidado".

O ataque final ao Fort Wagner é bastante empolgante, como todas as batalhas do filme, e o diretor Edward Zwick (que também fez o excelente "O Último Samurai") consegue impor um efeito dramático, coisa de estilo talvez, diferente do que normalmente vemos em outros filmes.

Nota 8

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada. Se clicar em Darwin, lerá outros posts sobre ele..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.