segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RESENHA: CRIAÇÃO


CRIAÇÃO - CREATION
Biografia, Drama
País: Inglaterra - 2010
Dir: Jonh Amiel
Com: Paul Bettany, Jennifer Connelly, Benedict Cumberbatch

SINOPSE:
Após sua famosa viagem ao redor do mundo, no lendário navio Beagle, Charles Darwin (Paul Bettany) agora casado e com filhos, vive um dilema quanto a publicar ou não suas descobertas sobre a evolução no seu livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES.

Enquanto matura suas idéias de 20 anos e prepara o revolucionário livro, Darwin evita decepcionar sua adorada prima e esposa Emma (Jennifer Connelly), bastante religiosa, já que sua teoria desconsidera e até mesmo invalida partes dos textos sagrados da bíblia, o que nunca foi sua intenção.

Por quanto tempo mais ele vai ficar escondendo do mundo a mais poderosa das idéias?

O drama de Darwin e esposa se intensifica com a doença terminal de sua filha Annie, aumentando mais ainda o distanciamento do casal.

-x-

Interessantíssimo filme, que nos brinda com uma visão de como teria sido a fase pré publicação do "livro que matou Deus", A ORIGEM DAS ESPÉCIES, de Charles Darwin, o "Pai da Evolução".

O ótimo roteiro, baseado num livro de um tataraneto de Darwin, Randal Keynes, mostra um cientista ainda com alguma fé, mas tendo que contestá-la, numa sociedade bastante presa a antigos valores cristãos, em que, por exemplo um padre pode castigar filhos de fiéis, e nenhum questionamento deve ser emitido contra os princípios religiosos vigentes.

Darwin aos poucos é convencido por amigos que sua idéia, de que todos os seres evoluem, é a expressão da realidade, e termina com medo de que outro cientista, (Alfred Russell Wallace), publique uma teoria parecida primeiro que ele, então precisa decidir se lança logo seu livro.

O filme mostra o sofrimento daquela época, quanto às doenças ainda sem cura, e é doloroso assistir ao casal Darwin perder filhos em lenta agonia, o que ajuda a Charles a se posicionar mais duramente contra a religião já abalada.

O filme chega a ser tocante em alguns momentos, lacrimejante até, e ressalta mais o lado humano e simples de Charles Darwin do que seu lado científico, "frio e racional", como seria de se esperar.

Adorei a interpretação de Paul Bettany (parecidíssimo com o Darwin real), que aqui praticamente repete seu papel do naturalista do filme "O MESTRE DOS MARES", resenhado anteriormente no blog. 

Curiosidades:
Paul é casado com Jennifer Connelly.

O livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES foi considerado o mais importante do milênio.

No lançamento em 1859, o livro se chamava "SOBRE A ORIGEM DAS ESPÉCIES POR MEIO DA SELEÇÃO NATURAL OU A PRESERVAÇÃO DE RAÇAS FAVORECIDAS NA LUTA PELA VIDA"

Nota 9

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada. Se clicar em Darwin, lerá outros posts sobre ele..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.