quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

RESENHA: KEN PARKER 52 - A FÚRIA DE NAIKA



SINOPSE:
Um grupo de homens brancos massacra impiedosamente um grupo indígena, confundindo-os com ladrões de gado. 

Descobrem nesse núcleo, um menino branco sendo criado pelos índios, e o levam de volta para a cidade, não sabendo que tais atos iriam desencadear uma violenta revolta dos Kiowa, principalmente por Naika, pai adotivo do garoto.

Diante dos ataques que se seguiram aos brancos, um grupo de pessoas, entre eles, Ken Parker, em viagem pelo território em guerra, precisa ajudar a levar o menino ao forte mais próximo.

Inicia-se assim uma corrida pela vida, onde os piores adversários possíveis estão à frente: índios implacáveis e um enorme território selvagem, onde os obstáculos tornam dificílima a jornada.  

-x-

Apesar de nosso herói já ter passado por situações bem piores, poucas vezes ele esteve em tanta desvantagem quando partiu para mais essa aventura, onde como parceiros de jornada, apenas um casal para ajudar a levar o menino. Naturalmente, Berardi e Mantero os delinearam e desenvolveram como personagens consistentes, incluindo também Naika, o guerreiro índio obstinado em resgatar seu amado filho branco.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 51 - PRÓXIMA PARADA:STOCKTON



SINOPSE:
Ken Parker chega a uma cidade e é confundido com um pistoleiro contratado para limpá-la.

Depois das explicações, ele entra na luta para eliminar uma perigosa quadrilha que assola os indefesos cidadãos.

-x-

Apesar da violência da história, temos uma divertida reflexão sobre o tema "violência gera violência", onde a linha divisória entre o selvagem e o civilizado é indefinida e questionável: Até onde pessoas de bem podem ir para conquistarem a paz?

O personagem de Ken Parker passa pelas histórias como um agente catalisador, influenciando a tudo e a todos sutilmente com sua lucidez e bom senso.

Apesar de toda a ação e perigos, temos muitos momentos engraçados para descontrair um pouco a situação barra pesada em que se encontra a cidade de Stockton.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 50 - HISTÓRIAS DE SOLDADOS



SINOPSE:
Ken Parker conhece o escritor Ambrose Bierce durante uma caçada, que então lhe conta várias histórias interessantes de sua autoria, sobre guerras e soldados.

-x-

G.Berardi, genialmente recria alguns contos do escritor A.Bierce, realmente contemporâneo de Ken Parker.

Além dos contos serem muito bons, os diálogos entre Parker e Bierce são pérolas imperdíveis sobre o processo criativo, origem das ideias, etc... nos dando um vislumbre de como o próprio Berardi pensa.

Como já disse Ambrose Bierce: "O conhecimento é a pequena porção da ignorância que arrumamos e classificamos"

RESENHA: KEN PARKER 49 - SANGUE VERMELHO



SINOPSE:
No rio Arkansas, seguindo viagem por barca após sua aventura anterior, Ken Parker se vê diante de um massacre, onde passageiros e tripulação são impiedosamente assassinados por um grupo, que leva todo o carregamento de armas do exército que era transportado.

Durante o ataque, perde todo o seu dinheiro e o cavalo, além de ser o único sobrevivente.

Resgatado por soldados e recuperado do baque, Ken retoma sua viagem, e num momento de oportunismo, se infiltra no perigoso grupo para desvendar que eles praticam algo mais complexo do que simples assaltos.

A trama se adensa e nosso herói usa seus dotes para não fazer feio, numa verdadeira corda-bamba.

-x-

Mais uma boa história. Nesse episódio, vemos um Ken Parker bastante ousado e sagaz, cheio de artifícios e coragem para ir até o fim de seu plano.

Berardi preenche a trama com momentos interessantes de ação, aproveitando-se de bons personagens de temperamentos diversos.

NOTA 8

RESENHA: KEN PARKER 48 - RAÇA SELVAGEM



SINOPSE:
Ken Parker se une a alguns amigos para caçar cavalos selvagens em território índio. Para isso se aproxima da tribo com presentes e faz amizade, conseguindo autorização para permanecer na área.

Em meio a aventura, o jovem índio Otomi precisa provar ser digno de sua amada, e o branco Sidney faz planos para seu futuro com a jovem noiva grávida.

Enquanto isso, o valiosíssimo cavalo supremo, um magnífico garanhão negro, é caçado por todos.

-x-

Um ótimo pano de fundo para um otimista Berardi discorrer sobre a humanidade, se valendo de mais uma penca de ótimos personagens para narrar uma história que, longe de ser piegas, discursa sobre o lado bom dos homens, suas possibilidades e faculdades positivas.

Neste episódio, ele deixa claro sua tendência incurável de acreditar no potencial humano e a sua capacidade de se superar, mesmo diante das adversidades mais intransponíveis.

Terminando a leitura, não tem como não intuirmos um futuro de horizontes certamente melhores, bem ao alcance de nossas próprias mãos, bastando para isso o simples querer e a boa vontade.

NOTA 10

RESENHA: KEN PARKER 47 - A VERDADE



SINOPSE:
Após massacre de um grupo de índios por locais, Ken Parker e o xerife da cidade tentam a todo custo impedir que um sobrevivente seja enforcado por suspeita de participar de homicídio.

-x-

Amarga história, onde a intolerância e o preconceito imperam, fazendo com que os mais fracos jamais encontrem paz e justiça nas mãos dos mais fortes.

Retrato da tendência do ser humano de pré-julgar imbuídos de ódio, como combustível para decisões tendenciosas, apenas para justificar ações injustificáveis.

Nesse ambiente, o homem correto sofre. E sofre muito, já que se vê impotente diante do destrutivo consenso geral. Ser justo então passa a ser um defeito, e pensar passa a doer.

Mais uma narrativa onde G.Berardi e seu colaborador M.Mantero demonstram por A+B porque devemos repudiar julgamentos sumários e mesmo a pena de morte, afinal onde realmente fica a verdade?

A que tipo de céu a hipocrisia baseada em preconceitos e interesses pode conduzir a raça humana?

NOTA 10

RESENHA: KEN PARKER 46 - ADAH



SINOPSE:
Numa fazenda de escravos no sul dos Estados Unidos, a menininha negra Adah cresce em meio a pobreza, violência e injustiças, quando vem a guerra e sua vida é totalmente modificada, se bem que dificilmente se diria que para melhor.

Os anos passam e já mulher feita, num momento difícil, conhece Ken Parker, que também muda sua vida.

-x-

Talvez esta seja a melhor história já escrita por Giancarlo Berardi, se meu entusiasmo não estiver exagerando um pouco.

É tudo simplesmente espetacular! É como estivéssemos lendo um grande livro ou um filme de proporções de um "E o Vento Levou"!!
Mais uma vez me vem à mente: Como Berardi consegue narrar tal epopéia em apenas 100 páginas? Como? Como?

Além de tudo a história é lindíssima, e nos cativa do início ao fim. E tal como nosso compositor Chico Buarque, Berardi nos transporta para o ponto de vista feminino e assim esquecemos de tudo, nos deixando levar, enredados pela ótima trama.

Esquecemos até qual revista estamos lendo, pois o herói Ken Parker só aparece quase na página 90!!!!

Isso sempre surpreende o leitor: (Oh, sim! O gibi é do Ken Parker... estava esquecendo!)

Finalizo com a afirmativa: Se tiver que escolher um episódio da saga de Ken Parker para convencer a alguém de bom gosto a virar fã da revista, eu sempre vou indicar esse: ADAH!

É para se ler e reler de tempos em tempos!

NOTA 11

RESENHA: KEN PARKER 45 - A MULHER DE COCHITO



SINOPSE:
Após um enorme grupo de apaches se render, pedindo abrigo num forte, O guerreiro Cochito resgata sua bela amante, Nooki dos abusos dos soldados, iniciando assim uma caçada.

Na fuga, o casal rouba os pertences, rifle, cavalo, livros, tudo de Ken Parker, que logo se junta ao grupo perseguidor.

Só que o mesmo Cochito salva o dia quando ajuda a defender os soldados de uma armadilha índia.

Um dilema, em meio à ação se faz presente: Como não estragar a vida daquele belo casal nesse caótico mundo selvagem? Prender ou liberar o valoroso Cochito?

-x-

Uma grande história, de contornos trágicos, onde vemos o amor tentando sobreviver em meio a selvageria do velho oeste e da guerra entre os povos brancos e indígenas.

Cochito e Nooki vivem um amor à lá "Romeo e Julieta", onde tudo o que querem é a possibilidade de estarem juntos.

Todos, eu disse TODOS, dos personagens envolvidos, a nós leitores torcemos e até sofremos por um final feliz para o casal apache, o que no universo realista de Berardi, nem sempre é possível.

...Quem ler verá.

NOTA 10

RESENHA: KEN PARKER 44 - A DOIS PASSOS DO PARAÍSO



SINOPSE:
Preso por baderna num bar, Ken Parker conhece um jovem rapaz também prisioneiro, e então planejam fugir juntos.

O perigo de revelar segredo (Spoiler) da trama impede o prosseguimento dessa sinopse.

-x-

É sempre muito gratificante para o leitor ver que eventos passados influenciam histórias posteriores. Dá um sentido de continuidade e explica pontas soltas.

É uma ótima aventura, e mesmo estranhando alguma coisa, logo entendemos o porquê. Muita ação e elementos de humor não deixam o ritmo cair. 

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 43 - NA ESTRADA PARA YUMA



SINOPSE:
Após ajudar a impedir um assalto a um carregamento de prata, Ken Parker resolve participar da escolta para uma penitenciária do arrogante líder da quadrilha, que é capturado vivo durante o tiroteio.

A viagem se mostra extremamente perigosa, já que o bando os persegue no intuito de matar a todos e libertar o chefe.

Até o fim, surpresas e mais surpresas tornam mais interessante ainda essa aventura imprevisível.

-x-

Uma boa e movimentada históra, recheadíssima de ótimos personagens bastante humanos e possíveis, tornando esse, mais um ótimo título da coleção para ser lido e relido para sempre.

NOTA 8

RESENHA: KEN PARKER 42 - AS SETE CIDADES DE OURO



SINOPSE:
Contratado para localizar uma expedição geológica nas remotas Rock Mountains, Ken Parker conduz Miss Cora, filha do cientista explorador e Rose, sua auxiliar, numa perigosa jornada enfrentando surpreendentes tempestades de areia, o calor infernal do deserto, além de ataques ferozes de um grupo de índios e por fim um grupo armado disposto a tudo para encontrar Cipango, o local das lendárias Sete Cidades do Ouro.

-x-

Aqui temos uma aventura western com elementos aventurescos às vezes lembrando um pouco o estilo de Indiana Jones, já que temos mapa do tesouro, ruínas perdidas e uma lenda sobre um tesouro secular do tempo dos conquistadores espanhóis. Mas ainda assim, Berardi mantém o realismo nu e cru, mantendo discreta distância da fantasia, num mix saboroso.

NOTA 8

RESENHA: KEN PARKER 41 - SENHORAS DE POUCA VIRTUDE



SINOPSE:
Ken Parker aceita o trabalho de ajudar a escoltar um grupo de "senhoras" para "elevar a moral" de um acampamento militar. No caminho, índios infernizam o grupo.

-x-

Interessante penca de novos (e bons) personagens, principalmente das meninas, cada uma com sua personalidade, cada uma com sua história. Algumas realmente são bem engraçadas, e permeiam a história de ternos e inesquecíveis momentos.

NOTA 8