terça-feira, 14 de janeiro de 2014

RESENHA: THE CROODS

A HUMANIDADE BEM REPRESENTADA NESSA FAMÍLIA MEIO LOUCA!
THE CROODS
SINOPSE:
Uma divertida família pré-histórica vive amedrontada numa caverna, evitando ao máximo sair para os perigos de fora.

Eles aprenderam com a dureza da vida a ter medo de tudo que é novo, e só saem ocasionalmente para comer (ou pelo menos tentar!)

O problema é que uma catástrofe destrói sua morada, e eles precisam explorar o mundo como nunca antes o fizeram.

O choque é muito grande, o de conhecer a vastidão e variedade das coisas do mundo, boas ou perigosas. Tudo é assustador! Monstros para todo o lado! Cada um maior que o outro! Toda a família não passa de comida, em meio a bestas pré-históricas violentíssimas...
TARTARUGAS VOADORAS, MINI-MAMUTES... UMA FAUNA BEM LOUCA, MAS... QUEM SABE?
-x-

Eu não esperava que essa animação fosse tão boa! Por padrão eu sempre assisto tudo da DREAMWORKS, mas o trailer não me criou grandes expectativas, afinal.

O início é bastante estéril, também pudera! Não passa de um bando de selvagens assustados numa área desértica horrível. Até aí nada demais.
A BELA EEP: TUDO QUE ELA QUERIA ERA UM POUCO DE LUZ NESSA VIDA!

O tom seco e bruto choca um pouco, mas depois percebemos que é meio estilo desenho mesmo, onde mesmo sendo esmagado, ninguém morre.

Qual não foi minha surpresa quando passado esse início do filme, a história deslanchou para uma aventura de proporções belíssimas! 

Uma verdadeira parábola, onde aprende-se que:

"No porto, os barcos estão a salvo, mas não foram feitos para isso"

qualidade da animação é de nível superior, mesmo sendo extremamente caricatural. Nunca vimos nada parecido, esteticamente e dramaticamente falando.

Quando peguei "o espírito da coisa", passei a adorar!

A "direção de arte" é soberba, nos brindando com um mundo fantasioso nunca visto. Paisagens e animais que nos remete a outros mundos, mas é apenas uma fatia da vida pós dinossauros.

Vemos por exemplo, ancestrais das baleias, com pernas(!) andando pela floresta! Mini mamutes do tamanho de camundongos, correndo em bando, tartarugas aladas... um festival de criatividade.

E a floresta então? Linda de morrer! Mesmo que assustadora... Demais!


Talvez o melhor "Eu te amo" da história do cinema.
O final é bastante tocante, chegando mesmo a emocionar. A cena do "eu te amo" deu nó na garganta, e mostra que mesmo os mais selvagens podem exprimir tão belo sentimento.

Adorei a parábola do "sair das trevas", do "aceitar o novo", do "evitar ter medo", etc...
OS TEMORES E AS MARAVILHAS DA NOITE
É como um protesto contra o obscurantismo, uma ode ao conhecimento e à ousadia e uma afirmação no potencial humano de sair da lama, das trevas e atingir seu paraíso particular... sei lá, só sei que amei!

Nota 9