quarta-feira, 24 de julho de 2013

RESENHA WW2: 48 - JULGAMENTO EM NUREMBERG


O JULGAMENTO EM NUREMBERG

SINOPSE:
Nessa versão, vemos o julgamento dos juízes nazistas, que praticamente tornaram “legal” perseguir, mutilar ou assassinar judeus.


-x-


Muito boa reconstituição, excelente roteiro e magistrais interpretações de um dos mais famosos julgamentos dos criminosos nazistas, sendo que esse foi para os juízes que autorizaram a esterilizarão, entre outras atrocidades, de um sem número de judeus.


Burt Lancaster nunca esteve tão bem, mas é Maximilian Schell que rouba a cena, com seu papel de advogado dos nazistas. Spencer Tracy também dá uma aula de interpretação.


Interessante artifício usado pelo diretor Stanley Krammer, de a princípio, mostrar o sistema de tradução simultânea entre testemunhas, júri, advogados, etc... em toda sua complexidade, e aos poucos, ir abandonando em prol de um melhor espetáculo cinematográfico, facilitando enormemente as filmagens e não enchendo o saco dos espectadores com tantos detalhes.


Eu vi esse filme ainda criança, e me lembro que fiquei bastante entusiasmado com o julgamento. Aliás, ADORO filmes de julgamento! Deve ser porquê eu gosto muito de debates francos, onde o que importa é colocar a verdade á tona.


Mas o estranho, é que na minha lembrança, o papel do advogado era o James Mason, mas qual a minha surpresa ao ver que era o Maximilian Schell! 


Nota 10


Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 47 - THE PACIFIC 10 – HOME


THE PACIFIC 10 – Home

SINOPSE:
Com a rendição do Japão, os homens começam a voltar para casa, tentando retomar suas vidas normais.

Leckye após uma recepção fria dos pais, inicia um namoro com sua futura esposa, enquanto volta a trabalhar no jornal e escreve seu livro “A Helmet to my Pillow”.

Sledge, com uma recepção mais calorosa, logo sabe que sua amada já estava noiva de outro, e encontra dificuldades para arrumar emprego. Seu trauma é muito profundo, e seus pais, penalizados, se preocupam com suas noites de pesadelo.

-x-

Muita emoção com a volta dos soldados da 101. Muito tocante todas as cenas, especialmente a que a sargento Lena, esposa de Basilone, visita os pais do falecido herói nacional.

Eu nunca resisto aos depoimentos finais, e nesse episódio não foi diferente, quando vemos o verdadeiro Sledgehammer encerrar o capítulo quase aos prantos.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 46 - BAND OF BROTHERS 10 –PONTOS


BAND OF BROTHERS 10 –Pontos

SINOPSE:
Após a rendição da Alemanha, os homens da Easy tomam nos Alpes, o palácio de pedra chamado “Ninho da Águia”, lar de Hitler, antes que os franceses o façam.

Lá vão planejando suas vidas futuras, enquanto se deleitam com mais de 10 mil garrafas de champanhe e vinho.

-x-

Grande final de série, com bastantes informações do destino dos nossos heróis da companhia. Os depoimentos dos veteranos, como sempre, são de dar nó na garganta, de tão emocionantes. Inspirador até a última letra dos créditos.

Nota 9
Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 45 - BAND OF BROTHERS 09 – POR QUE LUTAMOS


BAND OF BROTHERS 09 – Por que Lutamos

SINOPSE:
Já no final da guerra, com a notícia da morte de Hitler e com a Alemanha dominada, os soldados da Easy Company encontram estarrecidos um campo de concentração, e convoca os moradores da cidade para enterrar os mortos.

-x-

Diante de tanta desgraça, tanta maldade, com vários campos sendo descobertos pelo país, não resta mais dúvida alguma aos soldados, o porquê de ter que lutar contra aquele monstro chamado nazismo.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 44 - A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER


A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER

SINOPSE:
Com a aproximação do exército russo a Berlin, Hitler e seus generais entram em choque com a realidade: Estão derrotados! 

Diante de tal constatação, Hitler, a esposa e alguns do alto escalão, iniciam os preparativos para executarem as crianças, e depois a si mesmos.

-x-

Magnífico filme, muito bem escrito, dirigido e realizado, nos mostrando realmente como teriam sido as últimas horas do maldito chefe nazista e sua corja insana.

Bruno Ganz encarna um Hitler inacreditavelmente convincente, sem exageros, porém magistralmente histérico, que é como se mostrava o tirano em momentos de crise.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 43 - A LISTA DE SCHINDLER


A LISTA DE SCHINDLER -

SINOPSE:
Oskar Schindler é um nazista do tipo oportunista empreendedor, e consegue em meio ao caos, com tantos judeus sendo confinados e mortos, montar uma fábrica, onde chegou a empregar mais de 300.

O problema é que os nazistas vão intensificando suas ações para a “solução final”, que seria o extermínio do povo semita, e Oskar já não suporta mais ter tanto poder e não agir.

A PERSONIFICAÇÃO DO MAL... Uma perfeita caracterização de Ralph Fiennes


Quando um insano comandante assume a região, Oskar se aproxima, como sempre fazia, e ganhando confiança, vai bolando meios de salvar o máximo possível de judeus, nem que para isso, gaste sua fortuna.

-x-

Um dos filmes mais tocantes que um cineasta pode realizar, e que mostra sem pieguice, um verdadeiro herói da vida real, que salva mais de mil pessoas do holocausto nazista.

O diretor conseguiu transformar uma história grotesca e de difícil tato, em um filme fascinante, com momentos sublimes, momentos aterradores, momentos em que dá vontade de fechar os olhos, e momentos extremamente tristes, que só o choro pode tornar a experiência suportável.

Eu sempre disse que jamais veria de novo, pois sofri na época do lançamento, e fiquei realmente impressionado, mal mesmo, mas agora, como meu filho quis ver em nossa maratona da segunda guerra, encarei de novo, e reabri as velhas feridas, pois eu realmente não me conformo que aquilo tenha acontecido.

O filme é simplesmente perfeito! Uma obra prima, que dever ser sempre divulgada para as novas gerações saberem o que temer do potencial humano para realizar coisas nefastas.

E ainda tem quem esnobe o Steven Spielberg. E ainda tem quem seja Neonazista.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

RESENHA WW2: 42 - THE PACIFIC 09 – OKINAWA


THE PACIFIC 09 – OKINAWA

SINOPSE:
Os aliados invadem a ilha de Okinawa, onde a batalha é tão encarniçada, tão exageradamente violenta, que em pouco mais de dois meses, morrem mais de 250 mil pessoas (um quarto de milhão!), entre soldados e moradores.

-x-

Quando parece que não pode piorar, a cosa piora. Nesse episódio, vemos Sledge praticamente endoidando, tamanho é o baixo astral.

Por incrível que pareça, teve morro que o batalhão teve que tomar 12 vezes! E perdeu de volta 11!

Mesmo perto do final, a impressão que dava é que para acabar com a guerra, teriam que matar todos os japoneses, já que eles simplesmente não desistiam.

Os aliados passaram a odiar cada vez mais o soldado japonês, já que, estavam derrotados, mas continuavam a causar o máximo de baixas possíveis em vez de ser renderem.

E era chuva, lama, corpos mutilados, vermes, bombas, tiros, espadas... Uma loucura! Talvez a pior das campanhas, realisticamente bem produzida nesse episódio.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2