sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

RESENHA: KEN PARKER - 64 SILÊNCIO BRANCO - 65 OS SELVAGENS



64 - SILÊNCIO BRANCO
SINOPSE:
Ken Parker e seu novo amigo, Kamoose, ainda em fuga pelas terras nevadas, se vêem às voltas com uma bela dançarina, que mata um conhecido deles durante uma tentativa de estupro muito mal explicada.

As evidências do acontecido não são conclusivas, e Kamoose culpa a mulher pela morte do amigo.

-x-

Parece que a agência nunca vai esquecer o nosso herói, e Ken Parker  realmente não pode dormir no ponto.

A trama também ilustra que cada escolha na vida, como sempre, gera consequências, muitas vezes com efeitos irreversíveis.

A partir daqui, a Editora Mythos assina a publicação de 18 edições brasileiras de Ken Parker, sendo que alguns números, como esse primeiro, trazem duas histórias.

NOTA 8
------------------------------------

65 - OS SELVAGENS 
SINOPSE:
Arrasado pelos últimos acontecimentos da aventura anterior, onde se sente responsável pela morte de Kamoose e pelos seus sentimentos dúbios pela perseguidora assassina, Ken Parker fica doente dos pulmões, e amargurado, é cuidado por uma família índia.

Uma menina branca, é criada por essa família, e infelizmente, existe uma recompensa por uma outra menina desaparecida. Isso atrai um grupo truculento de homens, que mesmo sabendo porfim não ser a mesma criança, resolve ganhar a recompensa assim mesmo, e para isso, resolvem massacrar a família.

Ken Parker, ausente no momento da matança, vai enfurecidamente atrás dos monstros, para buscar a menina.

-x-

Nesse episódio, vemos mais uma vez um implacável Ken Parker, em "modo-caça" violento, onde ele sozinho "cerca" um grupo de marginais, que vai eliminando sem piedade, tudo em nome do resgate de uma inocente.

Temos também a oportunidade de ver que nosso herói ainda é bastante humano, pois sofre, erra, adoeçe, e mesmo em combate, não parece nada indestrutível.

Nota 8

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "Ken Parker"

RESENHA: KEN PARKER - O RESPIRO E O SONHO



*OS CERVOS
SINOPSE:
Caçando nas montanhas geladas, Ken Parker fere uma fêmea de cervo, que por ter dois filhotes pequenos ainda por desmamar, é poupada de ir para a panela e é tratada até a cura completa. Mas a natureza sempre segue seu curso...

-X-

Belíssima história, emotiva, lírica, do início ao fim, sem texto algum, toda em aquarela do artista Ivo Milazzo, que faz parte do projeto colorido de Berardi e Milazzo "Il Respiro e il Sogno".
Arte pura, feita para contemplação...
---------

*A LUA DA MAGNÓLIA EM FLOR
SINOPSE:
Caçando na floresta, Ken Parker encontra um jovem casal de índios, e logo ficam amigos. A beleza e a delicadeza da linda mocinha encanta nosso herói, que logo precisa entrar em ação para ajudar o casal, quando literalmente, o bicho pega.

-x-

Sem texto algum, viajamos nessa encantadora narrativa, onde bons valores, como amizade e compaixão afloram das belas cores dessa verdadeira obra de arte, que prontamente fica gravada em nossas mentes para sempre.
---------

*SOLEADO
SINOPSE:
Sem cavalo desde a aventura anterior, Ken Parker tenta capturar um belo garanhão selvagem, mas termina pegando sua potranca grávida. Como ela sofria para parir sua cria, Ken acampa no local e faz vigília, cuidando do animal, servindo de parteiro e enfermeiro, além de babá do recém nascido potrinho.

-x-

Espécie de "refilmagem" de Os Cervos, pois tem a mesma temática ecológica, com o personagem no estado mais natural possível, bastante entrosado com os animais e com a vida ao ar livre. Mais uma obra de arte edificante...
---------

*PÁLIDAS SOMBRAS
SINOPSE:
Definitivamente um andarilho incurável, Ken Parker se vê em plena imensidão, sem alimentos frescos, e resolve caçar, quando vislumbra ao longe, um belo exemplar de bisão.

Enquanto se aproxima em preparação para o abate, Ken se recorda em vários flashs de sua infância, quando caçava junto com seu pai, quando ainda havia muitas manadas à perder de vista.

Porém, mesmo estando com fome, uma alma tão justa e tão apaixonada pela natureza quanto ele, tem dificuldades de apertar o gatilho. O personagem realmente tem dificuldade para matar...

-x-

Muito bom acompanhar as breves lembranças de Ken Parker, quando conhecemos como seu pai era um bom amigo, e também vemos Ken disputando a socos a antiga paixão.

Aqui, também vemos rapidamente como os homens podem ser extremamente maus e inconsequentes, ao efetuarem matanças de milhares de bisões somente por prazer, deixando as carcaças para trás, apodrecidas.

Momentos de reflexão inevitáveis, para o personagem Ken Parker e para o leitor atento. 
---------

*QUACK
SINOPSE:
Em plena caçada aos patos, Ken Parker provavelmente endoidando de vez, jura que um deles está vestido de marinheiro e ainda por cima está armado, e desafiando-o!

-x-

Uma curtíssima história onde o importante é a homenagem que Berardi faz ao aniversariante Pato Donald.
---------

NOTA 10

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "Ken Parker"

RESENHA: KEN PARKER - UM HÁLITO DE GELO



SINOPSE:
Prosseguindo no plano de atravessar a fronteira para escapar do agente Browne, Ken Parker contrata os serviços de Kapoose, um índio guia.

A travessia pelo território gelado se revela bastante perigosa, e além de Browne e agentes locais, um grupo de ladrões os persegue, tudo isso sob o ataque de matilhas de lobos e a espreita de índios locais.

-x-

Uma boa história, onde podemos ver como as pessoas podem ser muito diferentes ao serem expostas a situações de perigo e pressão psicológica.

É nesse limiar entre a zona de conforto e a de morte iminente, onde as inadequações  e as virtudes surgem, revelando os verdadeiros fracos e os verdadeiros vencedores.

NOTA 8

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "Ken Parker"

RESENHA: KEN PARKER - ONDE MORREM OS TITÃS



SINOPSE:
Ainda fugitivo, e tentando ganhar dinheiro para manter-se foragido, Ken Parker trabalha de lenhador, enquanto tenta solucionar um roubo misterioso. O agente Browne, como sempre, está nos seus calcanhares.

-X-

Talvez a história com as soluções mais atípicas de toda a série, com elementos paranormais que fogem ao tom realista normal de Berardi. Mas isso não afeta a coleção sempre crescente de ótimos personagens da saga.

NOTA 7

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "Ken Parker"

RESENHA: KEN PARKER - UM PRÍNCIPE PARA NORMA



SINOPSE:
Acompanhando uma companhia de espetáculos teatrais, Ken Parker se esconde da caçada implacável a que é submetido pela antiga agência em que trabalhou. E para isso chega a se disfarçar e representar um papel na peça "Hamlet" de Shakespeare.

-x-

Entre os muitos novos amigos do grupo teatral, Ken conhece a maravilhosa Norma, uma linda sósia da deusa do cinema Marilyn Monroe (Norma Jean, aliás é divertido imaginar que a Norma de Ken seja a bisavó da Marilyn "atual").

De quebra, temos intercalada na trama a encenação de Hamlet, que pode ser lida em separado, fazendo com que o leitor usufrua o clássico imortal de Shakespeare.

Divertida história, montada de maneira muito inteligente e atípica para um faroeste, mesclando duas formas de arte: Os quadrinhos e a dramaturgia teatral. O resultado final é puro deleite.

Ken Parker também é cultura!

NOTA 9

Obs: Edição especial, tamanho gigante, com papel branco brilhante, capa cartonada também brilhante, até agora a melhor publicação brasileira de Ken Parker.

Para ler somente postagens filtradas com KEN PARKER, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "Ken Parker"