quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RESENHA: BLU-RAY 300 - A EXPERIÊNCIA COMPLETA

300 - A EXPERIÊNCIA COMPLETA EM BLU-RAY

SINOPSE:
480 AC: Diante da iminente invasão massiva dos exércitos do rei persa Xerxes (Rodrigo Santoro), o rei da cidade grega de Esparta, Leônidas, convoca um seleto grupo de 300 guerreiros, para heroicamente numa missão suicida, bloquear o máximo possível o ataque de milhares de soldados, num estratégico afunilamento de rochedo, evento que ficou conhecido como a Batalhadas das Termópilas (portões quentes).

Devido a manipulações políticas, regadas á corrupção e superstições, os exércitos espartanos não podem ser mobilizados naquela data, já que o conselho não está favorável ao clima de guerra, daí a semente do drama de Leônidas e seu heróis: deter pelo maior tempo que puder as hordas monstruosas do império Persa.

-x-

Épico é pouco para rotular essa maravilhosa obra de arte. Zack Snyder está se transformando em um de meus diretores favoritos, e presto atenção nele desde o ótimo MADRUGADA DOS MORTOS, onde ele fez um radical filme de zumbis, talvez o melhor até então. Dava para ver ao que ele veio, pois o filme era arrojado e diferente de todos os outros que já vimos.
O GRANDE REI LEÔNIDAS: SEMPRE Á FRENTE
Depois ele filmou uma sequência de belos e artísticos filmes, geralmente de visual deslumbrante, como o lindíssimo A LENDA DOS GUARDIÕES (Uma espécie de Senhor dos Anéis no mundo das aves!), o maneiríssimo WATCHMEN, também baseando em HQ, o delirante SUCKER PUNCH, MUNDO SURREAL (Resenhado aqui), o trepidante O HOMEM DE AÇO (Já resenhado tambéme agora BATMAN VS SUPERMAN, que espero ser baseado no DARK KNIGHT, de FRANK MILLER, pois eu vi a HQ na sua estante, nos extras de 300.

Ou seja: Snyder é o cara! Pelo jeito curte um bom quadrinho, é visionário de mão cheia e tem bom gosto!

Do jeito que vai, vinculando sua carreira a bons filmes com visuais requintados e atraentes, logo ficará entre os melhores de todos os tempos, na minha opinião.
CLIQUE PARA VER DE PERTO O ESTRAGO FEITO...

300 é baseado na obra homônima de FRANK MILLER, um quadrinho belíssimo que fez bastante sucesso. Bom demais mesmo!

O estilo adotado pelo filme foi quase caricatural, para que evocasse o estilo do gibi.

As imagens são impressionantes, meticulosamente planejadas para atingir nossos sentidos quadro a quadro.

Os realizadores criaram uma ferramenta chamada CRUSH, para "estourar" as cores do que foi filmado, causando um efeito parecido com a paleta usada na HQ.

Os detalhes minúsculos são exagerados, a cor preta predomina, e por isso muitos confundem o estilo com excesso de granulação. Eu gostei.
GRANDES BATALHAS EM HD E SLOW MOTION: DETALHES SANGRENTOS!
As cenas de batalha são muito boas, e em vários momentos, elevadas à categoria de arte, já que temos vistosas composições em câmera lenta, ultra coreografadas e finalizadas com tantos efeitos de mutilações e sangue (digitalizado para ficar igual ao gibi), que o novo "estilo" influenciou outras obras, como o seriado "SPARTACUS" (Resenhado aqui)

Enfim, valeu a refilmagem, pois o antigo "300 Espartanos" era bem fraquinho, enquanto produção e espetáculo.

O blu-ray é maravilhoso, e vemos que Snyder faz questão de homenagear o fã com toneladas de extras de tudo quanto é jeito, por isso é rotulado "300 - A EXPERIÊNCIA COMPLETA". Show de bola!
RODRIGO SANTORO TIROU A MAIOR ONDA, PEGANDO UM ÓTIMO PAPEL NESSE GRANDE FILME
Nesse momento, um outro diretor prepara uma sequência chamada "300 - Rise of an Empire", mostrando como Xerxes conduziu a Pérsia ao império que um dia iria se imortalizar ao invadir Esparta. Se for bom, resenharei, é claro!

Nota 10
Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Livros por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada. Se clicar em Zack Snyder, lerá outros posts sobre ele..."