terça-feira, 29 de outubro de 2013

RESENHA: LIVRO - 1942 - O BRASIL E SUA GUERRA QUASE DESCONHECIDA

CAPA DO LIVRO

1942 - O BRASIL E SUA GUERRA QUASE DESCONHECIDA

SINOPSE:
De tanto ver seu pai, veterano da FEB, evitar falar no assunto, João Barone, mais conhecido como o baterista da banda de rock PARALAMAS DO SUCESSO, sempre procurou ler mais e mais sobre a segunda guerra mundial e principalmente sobre a participação do Brasil nos combates na Itália.

Desse interesse e acúmulo de conhecimentos, ele escreveu seu primeiro livro, A MINHA SEGUNDA GUERRA, bastante elogiado, o qual ainda resenharei, e agora, nesse segundo livro ele faz praticamente um resumo da segunda grande guerra mundial, com o enfoque brasileiro. 

Bastante abrangente e recheado de curiosidades, Barone faz uma explanação em ordem cronológica, dividindo o livro em capítulos redondinhos, passando pelos ataques a navios brasileiros, os acordos com os americanos, a preparação das tropas, as decisões do então Presidente Vargas, algumas polêmicas, como os milhares de homens levados covardemente à escravidão para coletar látex nas florestas, onde a maioria morreu ou desapareceu, entre outras arbitrariedades típicas de um ditador.

Dentre as arbitrariedades, Barone nos conta da estarrecedora proibição de que depois de voltar para casa, os pracinhas não podiam usar/mostrar as medalhas recebidas e nem mesmo contar suas histórias aqui no Brasil.

Se Vargas pudesse, puxava uma alavanca e apagava toda a história dos heróis brasileiros, pois não achava que o povo podia venerá-los.

Barone faz uma boa descrição do Teatro de Operações onde os combates aconteceram, e divulga muitos detalhes, alguns pouco conhecidos até então, das missões dos nossos pracinhas, seus atos heroicos e como derrotaram os soldados nazistas, em épicos combates, onde tudo estava contra os brasileiros, principalmente o clima geladíssimo de inverno, o qual somente fez aumentar o sofrimento de nossos caboclos tropicais.
JOÃO BARONE TAMBÉM É VETERANO, SÓ QUE DO MUNDO DA MÚSICA

Barone fez uma excelente pesquisa, coletando informações de veteranos, recheados de detalhes curiosíssimos, agora eternizados no livro: O nascimento da FEB, as origens do Senta a Pua!, as batalhas aéreas brasileiras, as grandes ações brasileiras na guerra, a fatídica tomada de Monte Castelo e Montese, os efeitos pós-guerra para os brasileiros, o nascimento da ONU  estatísticas de missões, mortos, etc...

Recomendo o livro para todos que querem ter um panorama de todo o grande conflito, e quais foram os impactos para os brasileiros.

Como bem diz no livro, é uma parte importante da nossa história, que de início o governo Vargas tentou apagar, mas que as novas gerações precisam e merecem saber.

Nota 10

Para ler somente postagens referente a Segunda Guerra, (WW2), clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2