HOTEL RUANDA
SINOPSE:
Paul Rusesabagina, um gerente de hotel em Ruanda, precisa enfrentar duríssimas dificuldades para evitar que o massacre cometido contra quase um milhão de Tutses por milicianos Hutus afete seus hóspedes e vizinhos próximos.
Baseado em relatos reais, ocorridos em 1994.
-x-
Uma verdadeira história de terror, é o que parece ser esse filme: Assustador e desesperador, principalmente por realmente ter acontecido: Durante cerca de três meses, um frio e planejado genocídio é perpetrado pela etnia Hutu contra a etnia minoritária Tutsi, depois de muitas rusgas após a independência de Ruanda da Bélgica.
O mais chocante é que encomendaram milhares de facões como principal arma de ataque! Centenas de milhares de pessoas tiveram membros decepados ou foram esquartejados, com ênfase a crianças, já que um dos objetivos é o extermínio da etnia.
Nefasta também era a propaganda de rádio que estimulava o cruel massacre.
O gerente Paul fez das tripas coração, subornando oficiais descaradamente corruptos, para salvar quem pudesse, na corrida contra o tempo.
É estarrecedor ver como o filme mostra o descaso mundial pela situação, principalmente quando vem a ordem para que os poucos soldados das Nações Unidas nada façam!
No filme, vemos que quando alguns personagens assistem pela tv ao massacre, as cenas são reais!
![]() |
CENA REAL DO MASSACRE |
Nota 8