terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RESENHA: KEN PARKER 40 - APACHE



SINOPSE: 
Ken Parker vai visitar seu velho amigo Dash, enquanto o exército americano persegue e trucida os então fracos Apaches, que terminam por se render.

Iniciando uma trilha de vingança, Chato, um feroz apache que é amigo de Dash precisa ser impedido, pois passa a friamente perpetrar massacres de inocentes. 

-x-

Um dos grandes episódios da saga de Ken Parker, com ótimas sequências tando de ação quanto de pura denúncia do que os povos brancos fizeram com os nativos: Genocídio proposital!

Destaque para os diálogos do Sr.Clum, talvez um alter-ego de Berardi em ótimas discussões inflamadas. Destaque também para o pequeno e vingativo menino índio Juh, que surpreende a todos, com sua participação na história.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 39 - ÓDIO ANTIGO



SINOPSE:
Depois de uma briga de bar, Ken Parker é preso pelo velho xerife de uma cidade. Logo depois, elegem um xerife mais novo e culto, deixando o antigo sem emprego.

Como ficaram amigos, Ken é chamado para trabalhar com ele, ao mesmo tempo em que tem um caso com a bela dona do hotel em que se hospeda.

Enquanto isso a cidade é assolada por um grupo de marginais que querem cobrar uma "dívida" a todos, aproveitando-se da inexperiência do jovem xerife.

-x-

Mais uma boa história, onde vários elementos dão o tom plausível e saboroso que tanto adoramos.

Bons personagens, bandidos cruéis, mas humanamente plausíveis.

É interessante como costumam aparecer personagens de forte caráter para dividirem com Ken Parker o heroísmo muitas vezes necessário para se resolver algumas questões.

NOTA: 9

RESENHA: KEN PARKER 38 - O POETA



SINOPSE:
Ken Parker é contratado para ajudar (e competir) com um violento homem "da lei" a limpar a cidade e os arredores de bandoleiros e assaltantes.

-x-

Mais um personagem muito interessante nos é apresentado nessa trama. Violentíssimo e ao mesmo tempo tão comum, alterna sua vida de casado normal com caçadas e coações a perigosos bandidos, que diante dele nem parecem tão perigosos assim.

Ken Parker, como sempre mantém o foco e mostra que sabe usar a cabeça como ninguém.

Como em outras passagens anteriores, Berardi dá claramente a entender que nosso herói é de algum modo bem-dotado mentalmente, já que sem estudo algum, demonstra inteligência invejável, que mesmo sua vida agitadíssima e tão diversificada jamais possibilitariam tanta experiência em tão poucos anos.. 

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 37 - CRÔNICA



SINOPSE:
Ken Parker conhece um carrasco ameaçado de morte, que o contrata para defendê-lo de violenta quadrilha de bandidos, que a todo custo querem interferir num julgamento, ameaçando inclusive as testemunhas.

-x-

Interessante enredo, narrado com alguns flash-backs de crônicas de jornais, conduz a um clímax inevitavelmente violento, onde de quebra, vemos um Ken (e um Berardi, possivelmente) meio radicais contra a pena de morte, nos deixando realmente pensativos quanto a essa questão ainda atual.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 36 - DIREITO E AVESSO



SINOPSE:
Mais uma vez confundido com um assassino, Ken Parker foge junto com travesti, que o ajuda a solucionar a misteriosa trama de inesperado final.

-x-

Muito bom argumento, onde nem em sonho desconfiamos o que vai acontecer. É muito divertido ver nosso herói fugir travestido.

Aqui ele faz um novo e verdadeiro amigo, um travesti inteligente e sensível, que o ajuda a investigar o caso.

Percebemos agora, muitos anos depois que o decorrer dessa trama tem o mesmo "sabor" e estilo de algumas tramas de Júlia Kendall, do mesmo genial Berardi, provando seu bom punho, alternando momentos de comédia, ternura e extrema violência. 

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 35 - O CAMINHO DOS GIGANTES



SINOPSE:
Ken Parker finalmente inicia a caravana para levar suprimentos aos mineiros, contratando para isso, dois auxiliares, sendo que um deles é Franz, um "gigante alemão" boa-praça.

Conhecem ainda e levam com eles, Erna, uma bela alemã, que logo inicia uma bela história de amor com o tímido gigante.

Nesse ínterim um incidente com os índios Crow e ainda um tenso encontro com perigosos mineiros dispostos a tudo pelos víveres, tornam a viagem bastante mais perigosa do que já estava sendo.

-x-

Continuação da aventura anterior, aqui aprendemos a torcer para um final feliz para o jovem e simpático casal, que precisam suplantar muitas dificuldades, inclusive uma das maiores, Harry, o "mestre" paternal de Franz, que demonstra ciúmes.

NOTA 8

RESENHA: KEN PARKER 34 - OS CAVALEIROS DO NORTE



SINOPSE:
Ainda no Canadá, Ken Parker conhece um joven e impetuoso jogador de cartas, que o salva de um grupo de ladrões. Em seguida aceita liderar uma caravana para levar suprimentos e gado a um grupo de mineiros isolados em uma região distante.

Mas por durante uma briga de bar, seu jovem amigo é preso por roubar nas cartas, e na prisão se envolve com perigosos fascínoras que o convencem a fugir da cadeia.

Assim Ken se une aos "casacos vermelhos" da polícia montada canadense para tentar prender os maus elementos e talvez trazer seu amigo de volta.

-x-

Uma curiosa história, de enredo entrelaçado, onde os acontecimentos lembram bastante a vida real, onde os personagens vão decidindo o que fazer durante as idas e vindas do roteiro. 

Clássicos bandidos violentos, outros apenas desviados, homens heróis, e homens comuns, mocinhas sequestradas desfilam nos quadrinhos intensos e gélidos dessa ambientação canadense.

Um completo panorama do gênero western. 

NOTA 8

RESENHA: KEN PARKER 33 - MILADY



SINOPSE:
Ganhando a vida agora como caçador, Ken Parker é convencido a guiar uma dama inglesa e seu criado para o interior do estado, em busca de Touro Sentado para uma entrevista.

-x-

Interessante sequência onde um aparente simples argumento nos mostra como os imprevistos podem ser bons temperos à trama, equiparando-a à vida real. Tem hora que parece real demais... Esse é o faroeste "sabor Berardi"!

NOTA 8

RESENHA: KEN PARKER 32 - A LENDA DO GENERAL



SINOPSE:
Ken Parker vai de encontro ao fatídico regimento liderado pelo General Custer que é trucidado pelos índios Sioux, liderados por Touro Sentado. Felizmente chega atrasado e escapa vivo.

-x-

É nesse episódio que Ken Parker decide abandonar o trabalho de guia do exército, não aguentando mais ver tantos massacres.

Temos aqui mais uma "participação especial" histórica, a do impetuoso General Custer, enriquecendo assim a coleção, com a visão de Berardi de que nem tão heroicamente assim os soldados pereceram, já que muitos tiraram a própria vida diante da fúria Sioux.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 31 - AS COLINAS SAGRADAS



SINOPSE:
Orientados por traficantes de armas, índios Crow promovem ataques disfarçados da tribo Sioux, levando a situação à beira da guerra. Ken Parker tenta intervir para evitar o massacre da tribo inocente.

De qualquer modo, usando seu velho e explosivo estilo "purificador", vai ao cerne da questão em busca dos responsáveis por toda aquela orquestração maligna.

-x-

Muita intolerância, julgamentos sumários e conspirações mil contra os índios. Todo um preâmbulo se monta para os fatos históricos que em pouco tempo determinariam o genocídio lento das nações originalmente americanas.

Uma boa introdução à saga do General Custer, uma aula de ambientação e história, nos dando uma acurada idéia da situação da época em que se iniciava o fim das nações indígenas.

Um bom resumo de como procede a estupidez humana, adaptável a todo e qualquer momento da história da civilização, afinal o animal humano é sempre o mesmo.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 30 - LAR, DOCE LAR



SINOPSE:
Ken Parker volta para casa de seus pais depois de 8 anos de aventuras. Simultaneamente um antigo amigo, não tão pródigo retorna também para onde nasceu, atraindo caçadores de cabeças e as costumeiras desgraças que os acompanham. 

-x-

Mais uma penca de personagens interessantes. O roteiro mostra dois núcleos familiares bem diferentes e as consequências em seus respectivos rebentos na vida adulta.

Emocionante... para repensar a vida... 

NOTA 10

RESENHA: KEN PARKER 29 - O MAGNÍFICO PISTOLEIRO



SINOPSE:
Ken Parker encontra com o famoso pistoleiro Wyat earp, já velho e decadente, quase cego, e ainda precisando provar que ainda é o mais rápido no gatilho.

-x-

Aqui vemos o lado mais triste da moeda. Nada torna feliz aquele homem coberto de fama e glória, mas que somente anseia pela paz.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 28 - O CASO DE OLIVER PRICE



SINOPSE:
Ken Parker sai em busca de um soldado, filho do comandante do forte que foge para recuperar um carregamento de armas, e evitar a corte marcial.

-x-

Um roteiro onde mostra a verdadeira face da intolerância humana. 

Oliver Price, um aspirante a soldado, filho do comandante insiste em servir à pátria, mas nem seu próprio pai nem seus colegas de farda o dão a menor chance, pelo contrário, o atormentam e prejudicam o máximo possível.

Mesmo com seu heróico ato final, sua vida parece ser sem sentido. Para dar o que pensar.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 27 - ERA UMA VEZ



SINOPSE:
Ken Parker conhece um grupo de saltimbancos que iam apresentar seu show de mágicas na cidade. Enquanto isso um misterioso roubo está sendo investigado e Ken Parker é preso como suspeito.

-x-

Divertida história, onde os personagens são maravilhosos e literalmente roubam a cena, com destaque para o vovô malandro.
Um episódio de enredo diferenciado, que não dá para dizer muito sem estragar alguma surpresa.

NOTA 9

RESENHA: KEN PARKER 26 - PELE VERMELHA



SINOPSE:
Enquanto se recupera de seus ferimentos em Fort Swan, com poucos soldados e cheio de mulheres e crianças, Ken Parker precisa liderar uma fuga desesperada após um ataque índio.  

-x-

Muito boa história onde uma longa perseguição após um ataque ao forte dá o tom. Tendo apenas mulheres e crianças para encarar a brutal investida dos índios, Ken Parker usa de sua vasta experiência para criar truques e situações para evitar o massacre em um inóspito e frio ambiente.

Aqui temos mais uma boa quantidade de bons personagens, mas o 
mais interessante é que temos a volta de Mandan, o índio com discurso pacifista que agora usa a guerra como instrumento.

NOTA 9