segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

RESENHA: RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO


RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO - 2013
Diretor: Ron Howard
Com Chris Hemsworth, Daniel Brühl, Natalie Dormer, Olivia Wilde

Década de 70, era clássica das grandes corridas, Grande prêmio de Fórmula 1: Nasce uma rivalidade sem limites entre o frio, calculista e sem graça Niki Lauda e o figuraça galã-pegador das pistas James Hunt.

Cada um do seu jeito, faz de tudo para vencer a temporada de 1976, disputando cada ponto, numa era bastante perigosa, onde acidentes eram comuns, e pilotos morriam como nunca.

Mas eles só sabiam correr com fúria!
-x-

Escolha seu "herói", recoste-se no cockpit e prepare-se para um turbilhão de corridas à toda velocidade, com muitas emoções fortes.

Ron Howard recriou com precisão todo o ambiente setentista, onde podemos pegar carona na época e curtir também a recriação dos lindos carros "old-style" da F1.

O mais legal é que tudo é baseado em fatos reais, mas para quem não conhece os detalhes, vale a pena evitar ler sobre o assunto, para saber quem vai ganhar, antes de ver o filme.

Eu só sabia do famoso acidente com Niki Lauda, onde ele fica mais de um minuto queimando preso dentro do carro em chamas, e que mesmo assim ele, sedento por pontos, volta a correr em poucos dias, mesmo trespassado de dores. O coitado está deformado até hoje!

Nessa época, com bem diz no filme, os carros eram praticamente bombas com rodas, prontas para explodirem.

Excelentes interpretações de Chris Hemsworth (James Hunt) e de Daniel Brühl (Niki Lauda).



Tem também a gracinha da Natalie Dormer, uma gata-humana, com aquela linda boquinha torta (que foi a Margaery Tyrell em Game of Thrones, a Victortia em Casanova e Anna Bolena em The Tudors)  
ISSO NÃO É UM SER HUMANO: É NATALIE DORMER, UMA DEUSA!
Tem uma rápida reconstituição da corrida de Interlagos, no Brasil, onde vemos mulatas boazudas rebolando e a música "Ê baiana" interpretada por Clara Nunes ao fundo. Legal!
PERIGOSÍSSIMA CORRIDA NA CHUVA: NAQUELES TEMPOS MATAVA!
De resto, é aumentar o som e curtir aqueles motores e seus roncos maravilhosos...

Nota 8

RESENHA: OS INCRÍVEIS

O DVD DUPLO VEM COM EXTRAS QUE NÃO APARECEM NO BLU-RAY: SACANAGEM!
OS INCRÍVEIS - THE INCREDIBLES - 2004
Produção: Disney / Pixar
Direção: Brad Bird
Com Craig T. Nelson, Holly Hunter, Samuel L. Jackson

SINOPSE:
Uma família de heróis aposentados, tentando levar uma vida pacata (bem... nem todos) se vê às voltas com um estranho vilão que pretende atacar a cidade para depois se passar por herói.

-x-

Tudo o que se disser sobre essa animação é pouco! Temos aqui uma obra prima, daquelas que muito raramente surgem na cultura humana.

A equipe do genial Brad Bird (O Gigante de Ferro, Ratatoulle, Missão Impossível 4) realiza verdadeira proeza tecnológica para a época, pois a enormidade e complexidade da história fazia parecer impossível.
MUITO CUIDADO COM AMORES NÃO CORRESPONDIDOS...
Mas eles conseguiram, e com qualidade insuperável, que até hoje, 10 anos depois ainda impressiona pela beleza arrojada da animação. Adoro as paisagens, as luzes, as sombras, as cores, o estilo "futuro-retrô"... tudo muito bonito!

São tantos personagens inesquecíveis que nem vou tentar resumir. Quem por exemplo, não se apaixona pela Edna "E" Mode, uma hilária mocreia estilista? É um verdadeiro universo vivo!

É facilmente um de meus filmes de heróis favoritos, superando a maioria do que já se fez até então. 

Com uma ótima história, um belo visual e ação aos borbotões, além de muito humor, é diversão garantida, para se ver e rever...

Só critico a versão lançada em Blu-ray aqui no Brasil-zil-zil, faltando vários extras, inclusive os Making-of que tinha na antiga versão em dvd. Tive que guardar o disco 2 em dvd... ainda bem que sempre checo antes de me livrar dos antigos discos...

NOTA 10!