terça-feira, 28 de maio de 2013

RESENHA: TOY STORY - A TRILOGIA


Toy Story
Animação, Aventura, Comédia
País: EUA - 1995
Diretor: John Lasseter
Com: Tom Hanks, Tim Allen, Don Rickles
SINOPSE:
Quando as pessoas não estão olhando, os brinquedos param de fingir, ganham vida e interagem entre si, armando mil confusões e situações engraçadíssimas.

Nesse ambiente, Woody, um cowboy de brinquedo fica enciumado quando um novo boneco, o moderno espacial Buzz Lightyear passa a fazer parte do grupo. Na confusão que se segue, eles dois se perdem na cidade e precisam voltar para seu dono, o menino Andy.

-x-

Magia pura, é o que temos nesse espetacular e ultra divertido filme de animação. É perfeição em cima de perfeição.

Nota 10 em roteiro, ritmo, visual soberbo, muita comédia e emoções, pontuadas pelos muitos personagens, praticamente todos carismáticos. É impressionante o que os produtores conseguiram fazer aqui.

Tudo teve início com o animador genial JOHN LASSETER, mas quem queria um filme assim e forçou a barra foi o lendário Steve Jobs, o visionário fundador da Apple, que se auto definia como um navegador dos limites entre a arte e a tecnologia.

Foi ele que ajudou a empresa Pixar a se consolidar como a grande criadora de animações computadorizadas, cada uma melhor que a outra.

NOTA 10




Toy Story 2

Animação, Aventura, Comédia
País: EUA - 1999
Diretor: John Lasseter, Ash Brannon
Com: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Don Rickles
SINOPSE:

Um trambiqueiro aproveita a chance e rouba o boneco Woody, para vender à colecionadores no Japão que estão dispostos a pagar uma fortuna para completar uma coleção.


Assim inicia-se uma heroica operação resgate, onde os brinquedos amigos de Woody vão em seu encalço, em meio a impagáveis situações de comédia e aventura.


 -x-

Por mais difícil que pudesse parecer, a Pixar conseguiu uma continuação que, se não supera o original, rivaliza em roteiro, graça, diversão e genialidade.

Especialmente tocante é a cena da personagem cowgirl, quando em flash-back nos conta como foi abandonada, enquanto uma bela música nos embala. É difícil conter a lágrima.


Recomendadíssimo para todas as idades, não dá para não rever de vez em quando.

NOTA 10
Toy Story 3
Animação, Aventura, Comédia
País: EUA - 2010
Diretor: Lee Unrich
Com: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Don Rickles, Ned Beatty, Michael Keaton
SINOPSE:
O grupo de brinquedos está preocupado, pois Andy cresceu e vai para a faculdade. Num momento de confusão, o grupo é doado a uma violenta creche de bebês destruidores de brinquedos.

Dessa vez, é Woody que precisa resgatar seus amigos. Mas mesmo que consiga, o clima está sombrio, com a perspectiva de não terem mais quem os ame ou mesmo brinque.

-x-

Além de manterem o pique, os produtores capricharam na elaboração dos personagens, inclusive dos vários novos.

Os roteiristas conseguem captar sutilezas que enriquecem as relações entre os personagens. O resultado é acima do normal.

Os caras são bons mesmo! Destaco a cena final entre Andy e a menininha, que é incrivelmente emocionante.

Com os computadores mais evoluídos, a técnica de animação está muito melhor. Salta aos olhos! Dá para perceber pelos detalhes e movimentos, além das luzes e brilhos mais caprichados.

Realmente não há mais limite algum para a computação gráfica.
NOTA 10

POUCAS TRILOGIAS SERÃO TÃO ESPECIAIS QUANTO ESSA

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "FILMES"