quinta-feira, 25 de outubro de 2012

RESENHA - BLUEBERRY 10 - O GENERAL DOS CABELOS AMARELOS


Álbum 10 - Le Général Tête jaune - General Golden Mane (C&G / 1971)
Sinopse:

Sendo obrigado a seguir em campanha de extermínio dos povos indígenas sob o comando do General Alliston, Blueberry passa por todo tipo de provação, enquanto tenta ficar vivo.

A cada combate, vemos um General enlouquecido dando ordens das mais estapafúrdias, onde vislumbramos que ele parece viver em um mundo imaginário de fantasias heróicas, atropelando a tudo e a todos em seu ódio cego.

Aproveitando a vantagem das estratégias tresloucadas do general, os índios se reagrupam e iniciam o confronto aos soldados desesperados.

Apesar de mergulhados numa perseguição desigual, Alliston ainda insiste em perseguir Blueberry, demonizando-o e culpando-o de tudo o que ocorre de ruim, chegando a dar-lhe ordem de fuzilamento por traição.

-x-

Esses últimos episódios escritos por Charlier, têm uma característica em comum: Muitas vezes, personagens influentes, com poder de decisão e comando são completamente estúpidos, causando muita destruição ao seu redor.

Obviamente foram inspirados na vida real, onde todos já vimos personagens assim.

Isso nos obriga a meditar num assunto:
Por que pessoas tão idiotas conseguem tanto poder? Será que eles chegam "lá em cima" por pura impetuosidade ?

Pior que talvez sim, já que por PENSAREM POUCO e QUEREREM TANTO, terminam chegando aonde querem por pura "energia" de seus ímpetos, e consequente medo de seus antagonistas, que logo saem da sua frente, abrindo passagem, evitando confronto com tão tolo, porém perigoso ser.

Tais situações invocam o antigo adágio:

"Não deixai os que tem senso ficarem sujeitos aos que não tem"

Nota 10

Para ler somente postagens filtradas com BLUEBERRY, clique aqui embaixo ao lado de "Marcadores" em "blueberry"